Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota

No próximo domingo (15), o governador de São Paulo João Dória Jr parte para um tour de negócios no Japão, onde pretende se reunir com políticos e empresas daquele país, em busca de investimentos e experiências nipônicas em diversas áreas. Uma delas é o automotivo e isso se dará com a Toyota.

Durante a semana de visita ao Japão, Doria irá se encontrar com Rafael Chang, presidente da Toyota do Brasil, bem como com Massahiro Inoue, que é CEO da empresa para a América Latina. O negócio será o anúncio de investimentos da montadora para fazer um novo carro em São Paulo.

Dória visitará uma das fábricas da Toyota e o museu da marca em Nagoia. O governo paulista não adiantou mais detalhes sobre o assunto, citado em nota apenas como uma das ações do executivo naquele país. Porém, o que se sabe é que a Toyota precisa de um SUV compacto e o fará por aqui.

Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota

A empresa tem duas plantas produtoras de veículos, uma de motores e outra de peças e componentes, a antiga de São Bernardo do Campo. Espaço para fazer o novo SUV compacto existe, sendo Sorocaba a opção mais viável devido ao tamanho da planta, bem maior que a de Indaiatuba, de onde sai agora o Novo Corolla.

Coincidência ou não, recentemente a Toyota divulgou mundialmente o lançamento de uma nova plataforma global para compactos, a GA-B, que é a TNGA para carros de entrada. Essa arquitetura contempla vários produtos, inclusive SUV. A revelação se deu praticamente ao mesmo tempo que o lançamento do Novo Corolla no Brasil.

Se isso for, não seria estranho que o anúncio da Toyota – em conjunto com o governo paulista, que deve confirmar investimento de pelo menos R$ 1 bilhão com compromisso de mais 400 vagas de trabalho – tenha a GA-B como base para o futuro produto.

Isso traria para as operações da empresa no Brasil, a padronização do processo produtivo com duas linhas de TNGA, reduzindo custos de fabricação e desenvolvimento, uma vez que o próximo Yaris deve surgir com essa plataforma.

[Fonte: São Paulo]

© Noticias Automotivas. A notícia Governo de São Paulo confirma produção de novo carro da Toyota é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.