Hyundai e Kia lançam transmissão automática com sistema preditivo

Hyundai e Kia lançam transmissão automática com sistema preditivo

Fonte /  Notícias Automotivas.

O nome é longo, mas promete maior eficiência na condução. As marcas Hyundai e Kia estão lançando a tecnologia Information and Communication Technology Connected Shift System, que consiste em dar ao câmbio automático a capacidade preditiva, antecipando ações para economizar combustível.

O ICTCSS consiste de um conjunto de sensores que detectam as condições da estrada e também do tráfego, passando esses dados para o gerenciamento do câmbio, que poderá assim antecipar as ações que serão tomadas de acordo com o cenário apresentado.

Nesse caso, O ICTCSS utiliza câmeras de alta resolução no para-brisa para fazer a leitura das faixas de rolamento, enquanto um radar detecta a presença de veículos à frente e sua velocidade. Além disso, a tecnologia utiliza ainda a navegação GPS com mapeamento em 3D para antecipar mudanças de marcha em outros casos, como por exemplo, curvas, declives ou aclives.

Hyundai e Kia lançam transmissão automática com sistema preditivo

Com essa tecnologia, Hyundai e Kia garantem que as mudanças de marcha são reduzidas em 43% numa estrada sinuosa, assim como em 11% de frequência de frenagem, 11% de fadiga de direção e 11% de desgaste dos freios. Por ora, ainda não se sabe qual será o primeiro modelo das duas marcas que utilizará o sistema.

Em câmbio, Hyundai e Kia ainda utilizam transmissões automáticas de seis ou oito marchas, além da recente IVT, que é uma caixa CVT com correntes no lugar de correias, tal como a Subaru fez com sua Lineartronic, garantindo melhor rendimento. O novo sistema deverá ser integrado no futuro à condução autônoma, que estará presentes nas duas marcas nos próximos anos.

Essa tecnologia pode revolucionar os sistemas de transmissão, que assim poderão ser mais eficientes em desempenho e economia, ajudando a reduzir a emissão de CO2. Também poderão prevenir situações ruins durante a condução, garantindo mais segurança ao condutor e passageiros, evitando ainda possíveis colisões e reduzindo os custos de manutenção.