Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

Noticias Automotivas

O Kia Stonic chegou a aparecer no Brasil, trazido pelo Grupo Gandini, o que sugeria sua chegada ao mercado nacional. Contudo, o Seltos aparece como opção por causa de seu porte, assim como o futuro Sonet, que fica abaixo em comprimento.

Na Europa, o Stonic – que também é fabricado na China – ganha uma leve atualização visual, adotando novos faróis de LED e pequenos retoques, como novas rodas aro 16 polegadas e cores extras. O foco, porém, foi na tecnologia em conectividade e eficiência energética.

O crossover adota multimídia UVO Fase II com tela de 8 polegadas, trazendo navegador GPS atualizado, bem como transferência de perfil de um carro para outro.

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

Além disso, o modelo recebe o pacote ADAS, que inclui controle de cruzeiro adaptativo, leitor de faixa, alerta de colisão com frenagem automática, alerta de ponto cego, entre outros.

O Kia Stonic dispõe de motor SmartStream 1.0 T-GDI com sistema MHEV para reduzir consumo e emissão de CO2. A tecnologia aplicada ao crossover é o de 48 volts.

O motor/gerador aciona o 1.0 T-GDI através de correia, dando partida no propulsor, assim como movimentando inicialmente o carro e funcionando ainda como regenerador de energia.

Com três cilindros, turbo e injeção direta, o SmartStream é uma evolução do Kappa 1.0 T-GDI usado no Novo HB20. Ele dispõe de versões com 100 ou 120 cavalos no Stonic, porém, chegando a 20,4 kgfm, equiparando-se ao EA211 1.0 TSI da Volkswagen.

Já cogitado ao Brasil, Kia Stonic ganha atualização e híbrido leve

O Stonic tem opção de câmbio de dupla embreagem com sete marchas ou o novo manual inteligente, o chamado iMT, que dispensa o pedal de embreagem, mas exige as mudanças manuais de marcha. O sistema Stop & Go permite até o desligamento do motor em velocidades de até 125 km/h, nos dois casos.

Além da versão micro híbrida, o Kia Stonic 2021 oferece ainda versões comuns, como com motor Kappa 1.2 de 84 cavalos ou Kappa 1.0 T-GDI de 100 cavalos.