Porsche: primeira fábrica fora da Europa, mas não será na China

Fonte: Auto News / Noticias Automotivas

A Porsche é um dos poucos fabricantes de veículos que nunca se arriscaram com fábricas fora da Europa. Embora venda dezenas de milhares de veículos por ano e veja a China como um dos mercados mais importantes, a primeira linha de montagem da empresa não será por lá.

No atual momento, não dá para imaginar muitos lugares prováveis, mas o destino da primeira não será nos EUA, México, Coreia do Sul ou Japão. Ainda não sabe? Pois então vamos lá, a Malásia!

Um relatório diz que a Porsche pretende abrir não uma fábrica completa, mas uma linha de montagem em CKD no país asiático, como parte de uma ação para reduzir as taxas de importação e conseguir vender por lá.

O país dividido pelo Mar das Filipinas é um dos players mais importantes do Sudeste Asiático e tem como vizinho estratégico Singapura. O negócio seria feito em parceria com a empresa local Inokom.

Christian Weiss, vice-diretor de comunicações corporativas da Porsche, comentou que a Malásia tem um grande potencial e que a empresa vê todas as possibilidades para atuar na região, onde Tailândia e Indonésia atraem mais investimentos automotivos que o vizinho “do meio”.

Porsche: primeira fábrica fora da Europa, mas não será na China

Na Malásia, já atuam Mercedes-Benz, BMW e Volvo, todas com processos de montagem local com alto conteúdo importado. No país, o imposto de importação cai drasticamente para quem produz carros nacionais.

Isso atrai a atenção de fabricantes que evitam as altas taxas de importação, compensando mais a montagem em CKD ou SKD, algo já visto em outros países da região.

Embora não seja um processo completo, isso ajuda a desenvolver um parque de fornecedores locais mais forte, além de gerar empregos. A Volkswagen, por exemplo, já tem unidades parecidas em diversos países da África.

Países como os EUA, Japão ou China nunca tiveram nem linhas de montagem CKD da Porsche, sendo que o último seria o provável, dado seu enorme mercado. Ainda não se sabe quais modelos serão montados.