Projeto de lei nos EUA pode liberar emojis nas placas dos veículos

Projeto de lei nos EUA pode liberar emojis nas placas dos veículos

Via UOL / Fonte: NBC5

Enquanto o Brasil se prepara oficialmente para adotar as placas padrão Mercosul, há regiões pelo mundo querendo ir além com as peças dos veículos. Um projeto de lei pode autorizar a introdução de emojis em placas veiculares no estado de Vermont, nos Estados Unidos.

O projeto foi apresentado pela deputada do Partido Democrata Rebecca White, na câmara estadual de Vermont. Se aprovado, os condutores poderão escolher um entre seis emojis para as placas: sorriso, risada, amor (com coração nos olhos), piscada e rosto com óculos são os permitidos.

Projeto de lei nos EUA pode liberar emojis nas placas dos veículos

Nesse caso, a inclusão dos emojis não substituiria as letras ou números das peças. Portanto, os símbolos seriam apenas adicionados. Embora inusitado, o projeto da deputada não foi tão criticado por algumas pessoas da região. “Desde que sejam apropriados, sou a favor”, disse um entrevistado ao canal NBC5. “Acho que é uma boa ideia. Não diria que é bom. Não diria que é ruim. Não está machucando ninguém”, afirmou outra pessoa.

De acordo com Rebecca White, a ideia do projeto veio de um de seus eleitores, que tinha visto uma notícia semelhante a um projeto aprovado em Queensland, na Austrália, no ano passado, que se tornou a primeira cidade do mundo a permitir a inclusão de emojis em placas de veículos.

Projeto de lei nos EUA pode liberar emojis nas placas dos veículos

Vale lembrar que a ideia de colocar emojis na placa veicular não é inédita. Na Austrália, no estado de Queensland, foi autorizado, por meio de uma lei, a colocação de emojis nas placas de carros. A liberação foi feita em 2019. Os australianos de Queensland podem escolher os seguintes emojis: óculos de sol, emojis rindo, piscando, coração e sorrindo. Por lá, o modelo custa US$ 336 (cerca de 1.413,65, fazendo a conversão).

Caso ocorra a liberação desse modelo, Vermont será o primeiro estado nos Estados Unidos a ter placas com emojis.