Toyota apresenta teaser de novo SUV compacto pensado para Europa

Toyota apresenta teaser de novo SUV compacto pensado para Europa

Fonte /  Noticias Automotivas

Ele terá um visual expressivo e bem focado, utilizando a plataforma modular GA-B da família TNGA. Sua estreia é para a Europa, mas poderia servir em outros mercados, como o Brasil? É isso que a Toyota não revelou em seu teaser de um novo SUV compacto para o mercado europeu.

O projeto é um desenvolvimento que, a princípio, parece bem focado na Europa, tanto que o mesmo será executado junto com a atual geração do Yaris francês, que é o mesmo modelo vendido no Japão. Com porte intermediário entre o Raize de 4,00 m e o C-HR com 4,36 m, o novo produto tende a bater de frente com VW T-Roc e Hyundai Kona, por exemplo.

Matt Harrison, vice-presidente executivo da Toyota Motor Europe, diz: Esse modelo contribuirá para o sucesso da Yaris na Europa e, juntos, esperamos que esses veículos representem cerca de trinta por cento do volume de vendas da Toyota na Europa até 2025.”
Toyota apresenta teaser de novo SUV compacto pensado para Europa
Ele explica mais: “Você não precisará esperar muito para ver o design final, e você verá que este não é apenas um Yaris com revestimento do corpo e suspensão elevada, mas um modelo B-SUV inteiramente novo e distinto, com um design compacto e dinâmico e personalidade própria.”
Ou seja, pela descrição da Toyota Europa sobre o produto, ele será sim bem regional e nada global. Isso significa um SUV compacto com dinâmica de condução voltada para o público jovem na Europa e, pelo visto, será a porta de entrada da marca para o segmento no velho continente.
Isso indicaria também a não presença do Raize por lá, já que as marcas andam evitando esse segmento de 4 metros na Europa, embora os EUA pareçam estranhamente mais receptivos a esse tamanho de carro.
O motivo é que os subcompactos se tornaram um alvo da nova norma de emissão de 2021, que é a média de 95 g/km de CO2. Algumas marcas, ainda assim, estão de olho nisso, como a VW e a Jeep. De qualquer forma, acima disso, a briga está garantida.
Agora, vem ao Brasil? Pelo design apresentado e proposta anunciada, não. Ele parece mais um T-Roc do que um T-Cross, digamos assim. E isso aponta para um terceiro modelo, de origem tailandesa, com porte maior e custo menor, mas ainda abaixo do C-HR. Mais “adequado” para ser vendido no “BRICS”.