Vendas fracas fazem Mercedes-Benz cogitar o fim da picape Classe X

Picape Classe X da Mercedes-Benz
Foto: Divulgação

A Mercedez-Benz planeja reduzir os custos e, com isso, a picape Classe X está seriamente ameaçada de sair de linha, muito pouco tempo após ter ganhado vida. A informação é do site Automotive News Europe.

No começo de julho, a montadora cortou pela quarta vez a previsão de lucro dentro de 13 meses, e o futuro de produtos que não estão dando lucro começa a ficar ameaçado. Um deles é a Classe X.

Lançada em 2017, a Classe X teve apenas 16.700 unidades vendidas nas regiões de Europa, Austrália e África do Sul. Somadas.

Além disso, a percepção por parte dos consumidores é de que o veículo tem preço desproporcional ao que entrega. Na Alemanha, por exemplo, ela é encontrada a partir de 37.294 euros, o equivalente a R$ 155 mil.

Outro problema é que em mercados mais fortes para picapes, caso dos Estados Unidos, a Classe X já foi descartada. Mesmo o Brasil, país para o qual a picape tinha destino, saiu da rota (pelo menos temporariamente) devido ao cancelamento da produção na Argentina.

Ou seja: se o objetivo da fabricante era diversificar sua área de atuação a um segmento ainda pouco explorado pelas marcas de luxo, uma série de imprevistos e erros de percurso fizeram com que a Classe X, na prática, não correspondesse às expectativas.

Para piorar, a empresa precisou cobrir os gastos com recalls de airbags da Takata e cobrir uma repressão regulamentar às emissões de diesel. Isso só aumentou a pressão por contenção de custos.