Destino da Smart é fechar as portas ou ser vendida à chinesa Geely

A marca de minicarros Smart, pertencente à Daimler, pode estar com os dias contados. A chegada de um novo CEO ao comando da empresa alemã — Ola Kallenius, substituindo Dieter Zwetsche — selaria a decisão de fechar as portas de uma vez por todas, encerrando uma longa história de perdas milionárias. As informações são da imprensa financeira europeia e do site Automotive News.

Smart fortwo no Salão do Automóvel de SP em 2008

Smart fortwo no Salão do Automóvel de SP em 2008

Alguns analistas europeus avaliam que a Smart joga no lixo, a cada ano, cerca de 500 milhões de euros do caixa da Daimler (dona da Mercedes-Benz). Os números oficiais não são revelados pela montadora. A recente tentativa de reinventar a marca dis minicarros, oferecendo uma gama 100% eletrificada, já está sendo considerada insuficiente pelo mercado.

Outra possibilidade é a Daimler vender até 50% do controle da Smart à Geely, da China, que já possui  cerda de 10% das ações da própria Daimler.

O futuro da Smart será decidido até o final deste ano. Porém, a solução chinesa, se for mesmo ocorrer, já pode ser anunciada no Salão de Xangai, em abril.

Fora do mercado brasileiro desde 2016, ao qual chegou com estardalhaço no Salão do Automóvel de 2008 e nas lojas em 2009, a Smart ameaçou voltar ao país por meio de um novo da linha forfour (4 lugares; a fortwo é de 2 lugares), 100% elétrico. Aparentemente, isso jamais acontecerá.

Imagem: divulgação/reprodução

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