Fiat Panda ganhará motor Firefly 1.0 e hibridização leve

Fiat Panda ganhará motor Firefly 1.0 e hibridização leve

Lançado em 1980, na Itália, o Fiat Panda sobreviveu às fases da marca europeia, inclusive aos irmãos Uno, Tipo e Punto, continuando firme na luta pelo consumidor de casa. O hatch compacto terá novidades em breve, de acordo com o site espanhol Actualidad Motor.

Com quase 10 anos da geração atual, o Fiat Panda precisa atender as exigências ambientais mais severas da União Europeia para 2021. Assim, se faz necessária uma alteração no conjunto motriz, aposentando de vez os motores da família Fire, após o fim da comercialização do diesel 1.3 Multijet II.

Fiat Panda ganhará motor Firefly 1.0 e hibridização leve

Devido ao alto custo envolvido para limpar a opção movida por óleo combustível, a Fiat desistiu nesse caso. Já no modelo com gasolina, o Fiat Panda terá mesmo que buscar uma solução e essa se dará de duas formas. A primeira será o uso do mais moderno Firefly 1.0, que pertence a atual família GSE, já em uso no Brasil.

O pequeno três cilindros terá 70 cavalos de potência e substituirá o 1.2 Fire de 69 cavalos, utilizado há muitos anos. Não se sabe se esta versão do GSE terá cabeçote de seis válvulas como no Brasil, onde equipa os modelos Mobi, Uno e Argo. Aqui, ele entrega 72 cavalos na gasolina e 77 cavalos no etanol.

Fiat Panda ganhará motor Firefly 1.0 e hibridização leve

Esse motor será a linha de entrada do Fiat Panda, mas ele não estará sozinho a bordo do urbano italiano. Comenta-se que terá também Start&Stop com sistema elétrico de 12V, compreendendo um dispositivo híbrido leve, com força no alternador/motor suficiente para impulsiona-lo nos primeiros metros antes do Firefly 1.0 entrar em ação.

Com estreia para breve, o Fiat Panda Firefly chegará próximo do Fiat 500 Firefly, que deverá substituir também o 1.2 Fire nas versões de acesso, usando esse mesmo motor e provavelmente com a mesma tecnologia micro-híbrido. Assim, a Fiat garante que a dupla continue vendendo e atendendo as normas até 2021, quando uma proposta de eletrificação total deve ser introduzida.

[Fonte: Actualidad Motor]

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