Ford e GM sofrem queda nas ações em Nova Iorque por causa do México

Ford e GM sofrem queda nas ações em Nova Iorque por causa do México

A nova crise na relação entre EUA e México já mexeu com as montadoras instaladas nos dois lados da fronteira. De acordo com o site mexicano Al Volante, as ações de Ford e General Motors sofrem queda de 4,3% e 4,9% na sexta-feira, dentro da Bolsa de Nova Iorque. As duas montadoras são as que mais possuem operações no país latino.

A queda é tida como reflexo do anúncio de imposição de sobretaxa dos EUA sobre produtos (todos) mexicanos, o que afeta diretamente o mercado automotivo no lado americano. Donald Trump, argumentando que o problema da imigração ilegal não está sendo tratado da mesma maneira pelo governo do México, decidiu impor um aumento do imposto de importação.

Com datas pré-definidas, que começam em 10 de junho, Trump pretende iniciar a sobretaxa com 5%, aumentando a cada mês em 5% até alcançar 25% em outubro. O impacto na economia dos dois países será grande. Nos carros, o aumento deverá ser repassado aos consumidores americanos.

Ford e GM, por exemplo, vendem anualmente 400 mil automóveis e comerciais leves mexicanos no mercado americano. A General Motors, por exemplo, produz somente no México os modelos Chevrolet Equinox, Chevrolet Silverado, GMC Terrain e Chevrolet Blazer.

Ford e GM sofrem queda nas ações em Nova Iorque por causa do México

No caso da Ford, são vendidos os modelos Fusion, Fiesta (ainda) e Lincoln MKZ. Mas, não é somente elas que serão prejudicadas. A Fiat Chrysler teve queda de 5,82% em suas ações na Nasdaq, no mesmo dia. A montadora ítalo-americana produz no México o Jeep Compass destinado aos EUA, assim como a RAM 2500.

Marcas como Audi e Kia deverão sofrer um impacto maior. A alemã vendeu 66 mil unidades do Q5 em 2018 e este ano pretende enviar o Q5 e-tron. No caso da coreana, o Novo Cerato é seu principal produto mexicano vendido nos EUA, que consumiram 93,6 mil em 2018.

Volkswagen, Toyota, Honda, Nissan, Mercedes-Benz, BMW, Mazda, entre outras, possuem plantas de produção no México, onde o custo de mão de obra é bem inferior ao dos EUA. O país latino tem ainda acordos comerciais com 41 países, o que o transformou uma excelente plataforma de exportação.

[Fonte: Al Volante]

© Noticias Automotivas. A notícia Ford e GM sofrem queda nas ações em Nova Iorque por causa do México é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.