Ford fecha mais uma fábrica na Europa, agora no Reino Unido

Ford fecha mais uma fábrica na Europa, agora no Reino Unido

Bridgend, no Reino Unido, conta com 1.700 funcionários, que deverão dispensados em 2020. Essa é a data de fechamento dessa unidade da Ford inglesa que produz motores da linha GTDI (EcoBoost) para a Jaguar Land Rover e parte da gama da marca.

Com o fim do contrato de fornecimento de propulsores para as duas britânicas controladas pela Tata, a demanda caiu. O anúncio do fechamento rapidamente foi explicado no parlamento como não tendo relação com o Brexit, que é a saída do país da União Europeia, atrasada mais uma vez.

Diante do aumento dos custos de produção com por conta da saída do principal cliente da fábrica, a Ford diz que ficou insustentável a manutenção dessa planta inglesa, que se juntará à francesa que produzia transmissões. A empresa diz lamentar a demissão desses empregados, mas mantém a decisão de manter-se no país mesmo com o Brexit.

Por ora, o futuro da Grã-Bretanha ainda é incerto com o Brexit, visto que o governo adiou mais uma vez a saída do bloco e o temor de sobretaxas alfandegarias no comércio com o continente fez com que várias montadoras anunciassem o fechamento de suas principais plantas,

Isso é tal como ocorreu com a Honda em Swindon, onde 3.500 pessoas trabalham. Ela será fechada em 2021. Em Sunderland, na Nissan, o processo de esvaziamento de investimentos e produção deve levar ao mesmo destino. Outros fabricantes têm destino a produção de novos carros para o continente, como a própria Jaguar Land Rover, que foi até para o Leste Europeu.

A MINI, por exemplo, já tem planos da BMW para ir para a Holanda no caso do Brexit sem acordo com a União Europeia. A PSA, por ora, não vê uma saída do país da mesma forma como antes.

A ideia de manter a Vauxhall com fábrica no país isolado comercialmente é interessante, visto que sem concorrentes, a marca inglesa pode até mesmo crescer internamente. Por aqui, a Ford mantém o cronograma de fechamento de Taboão com duas propostas de compra.

[Fonte: UOL]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Ford fecha mais uma fábrica na Europa, agora no Reino Unido é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.