Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

A CAOA ainda não tem todo o dinheiro necessário para comprar a fábrica da Ford em Taboão, bairro de São Bernardo do Campo, no Grande ABC paulista, de acordo com Henrique Meirelles, secretário da Fazenda e Planejamento do governo do estado.

Meirelles disse à imprensa: “O Carlos Alberto está lutando e precisa de financiamento. O Estado de São Paulo ajuda, por meio da DesenvolveSP (uma agência de desenvolvimento estadual), mas é um limite pequeno perto do que ele precisa para pagar à Ford”.

O secretário não revelou o montante pedido pela Ford para transferência da fábrica de Taboão, mas dá uma ideia de como não deve ser pouca coisa. Das empresas nacionais envolvidas no setor automotivo diretamente, a CAOA aparece sempre como a mais capaz (em termos financeiros) de bancar projetos de representação e produção no país.

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

No entanto, nesse caso da Ford, a unidade paulista é um empreendimento muito grande, que envolve uma fábrica que teve até poucos meses, duas unidades de produção, uma de carros e outra de caminhões. Isso sem contar em torno de 3.000 funcionários.

Meirelles teria sugerido à CAOA, buscar um empréstimo junto ao Banco Nacional da China. O motivo é que um dos sócios do negócio é desse país, o que confirma rumores de que a fábrica do ABC irá mesmo produzir carros e/ou caminhões chineses. Fala-se que a Changan é essa marca.

Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista

O secretário disse também: “O banco disse a mim e ao governador João Doria que aprovou US$ 10 bilhões para uma linha de crédito para projetos chineses com interesse no Brasil e particularmente em São Paulo”. Não se trata de todo o montante para a CAOA, mas dá uma ideia de quanto a Ford está pedindo pela antiga casa da Willys Overland do Brasil.

Nela, a Ford já desligou a produção do antigo New Fiesta e o retirou do mercado. Também deverá encerrar a produção de caminhões este mês ou mais tardar em novembro. Para a CAOA, o tempo está correndo rápido e uma linha de financiamento se faz urgente.

[Fonte: UOL]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Ford Taboão: CAOA sem dinheiro para comprar fábrica paulista é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.