Minivan Spin vira o jogo em novembro

Minivan Spin

Um dos fatos mais surpreendentes do ranking de vendas de novembro é o desempenho da minivan Spin. Integrante de um segmento que praticamente já não tem representantes no Brasil, o carro da Chevrolet é, por ora, o 14º  mais vendido no mês.

De 1º a 28 de novembro, a Spin somou 3.814 modelos emplacados. Com isso, deixa para trás pesos-pesados como os Fiat Mobi e Toro, o Ford Ka Sedan e, principalmente, os SUVs Nissan Kicks e Honda HR-V.

No acumulado de 2018, a minivan Spin é apenas o 34º carro mais vendido do Brasil. Isso mostra o quanto o desempenho de novembro é fora da curva para o modelo da Chevrolet.

Assim como as peruas, inicialmente, e os hatches médios, em um segundo momento, as minivans começaram a perder espaço com a popularização dos SUVs compactos. A Spin, porém, continuou indo bem.

O modelo é muito popular entre os taxistas. Além disso, é um dos únicos modelos do segmento disponíveis. O Nissan Livina, por exemplo, saiu de linha.

A minivan Spin substituiu, de uma só vez, Zafira e Meriva. O C4 Picasso, que era brasileiro, deixou de existir. Hoje, a Citroën traz o carro da França. O modelo, de nicho, sai por bem mais de R$ 100 mil.

Outra minivan remanescente é a Kia Carnival. Esta, já de uma categoria bem superior, sai por mais de R$ 200 mil.

Bom desempenho da minivan Spin

Neste ano, as vendas da Spin não haviam nem se aproximado das unidades somadas antes mesmo do fechamento de novembro. Apenas em junho havia superado os 2 mil emplacamentos.

Porém, em julho, chegou às lojas a nova geração da minivan Spin. Em outubro, terceiro mês de vendas, o modelo já começou a melhorar em emplacamentos. Somou 2.558 exemplares. Agora, a perspectiva é de que supere os 4 mil.

Renovada, a Spin ficou com visual mais atraente. Além disso, na versão de cinco lugares, passou a trazer um dos maiores porta-malas do Brasil (com mais de 700 litros).