Uber poderá alugar scooters elétricas nos EUA

A Uber está desenvolvendo um serviço de aluguel de scooters elétricas nos Estados Unidos. O programa será criado em parceria com a Jump, empresa que foi comprada pela Uber em abril por cerca de US$ 200 milhões. Por enquanto, pouco se sabe sobre a nova empreitada da empresa de transportes, apenas que ambas as companhias são sediadas em São Francisco. Já existem outros serviços semelhantes em funcionamento nos Estados Unidos.

Um executivo da Jump chegou a discutir sobre a necessidade de scooters mais resistentes, com cabos de freios embutidos, por exemplo. As medidas são contra o vandalismo que também afeta as scooters de aluguel.

Enquanto as motocicletas são desenvolvidas, a Uber precisará trabalhar para conseguir as autorizações para operar o sistema. A prefeitura de São Francisco já negou a duas empresas que fariam esse tipo de aluguek, a Skip e a Scoot. Outras receberam uma autorização por apenas 16 meses para testar um programa piloto.

Uber polêmico

O aluguel de scooters elétricas tem sido alvo de muita controvérsia nos Estados Unidos. Embora elas sejam baratas de alugar e consigam resolver alguns problemas de trânsito, o descarte das scooters as vezes gera outros problemas. Como elas não têm uma estação onde ficariam alojadas, os usuários podem deixá-las em qualquer lugar. Além disso, correm risco de serem danificadas ou mesmo roubadas.