Novo Audi A3 Sport impressiona pela tecnologia

Terceira geração do hatchback da marca alemã chega a partir de R$ 115 mil com motor de 180 cv e em pouco lembra o antecessor

Autor: Guilherme Silva, de São Paulo SP/Foto: Divulgação Audi
 
Apresentada no Salão de Genebra do ano passado, a terceira geração do Audi A3 já é vendida no País, na configuração Sport com carroceria de duas portas, desde o dia 20 de maio. Partindo de R$ 115 mil, o hatch é equipado com um motor de 1.8 litro turbo de 180 cavalos de potência e o câmbio automatizado de dupla embreagem e sete velocidades S Tronic. De acordo com a marca das quatro argolas, o modelo não leva nada do antecessor.

Totalmente renovado, o A3 Sport agora conta com a tecnologia Audi ultra, que consiste na utilização de materiais mais leves e resistentes. A carroceria é produzida com aços de alta resistência e elementos em alumínio, combinando maior rigidez estrutural e baixo peso. A Audi diz que o compacto de 4,23 metros de comprimento, 1,77 m de largura, 1,42 m de altura, 2,60 m de distância entre-eixos e pesa 1.325 quilos, cerca de 100 quilos a menos que a geração anterior. O porta-malas comporta 365 litros.

Sob o capô também há novidades. O A3 deixou de lado a motorização de 2.0 litros de 200 cv para ser equipado com um bloco de 1.8 litro, também turbinado, de 180 cv e 25,4 kgfm de torque disponíveis entre 1.250 e 5 mil rpm com inovações para favorecer a economia de combustível e reduzir as emissões. O novo propulsor conta com dois sistemas de injeção eletrônica – indireta multiponto e direta – dotada de oito bicos injetores para garantir eficiência máxima quando o motor estiver trabalhando abaixo de sua capacidade máxima. Já o turbocompressor é dotado de um atuador elétrico para regular a pressão do ar de admissão de maneira mais rápida e precisa. O modelo conta também com sistema Start/Stop, que auxilia na redução do consumo de combustível e das emissões, desligando o motor quando o carro está parado. A unidade de força volta a funcionar ao soltar o pedal do freio.

A transmissão é a já conhecida S Tronic de sete velocidade e dupla embreagem com modo Sport e opção de trocas manuais tanto na alavanca quanto por borboletas atrás do volante.

O A3 Sport sai de fábrica com direção com assistência elétrica, controle de estabilidade, airbags frontais, laterais, de cabeça e para os joelhos motorista, freios com sistema anti-travamento ABS e distribuidor de frenagem EBD, Audi Drive sistema que controla os parâmetros de condução e as respostas do acelerador, direção e câmbio, ar-condicionado automático de duas zonas, computador de bordo com tela colorida no painel de instrumentos, sensores de chuva e luz, ganchos ISOFIX para a instalação de cadeirinhas infantis no banco traseiro, teto-solar panorâmico, sistema de áudio com rádio AM/FM/CD player/SD e Bluetooth, rodas de liga leve de 17 polegadas calçadas em pneus de medidas 225/45 R17, entre outros itens. Entre os opcionais estão pintura metálica ou perolizada e o Multi Midia Interface, sistema de entretenimento com navegador GPS.

Para a versão vendida no Brasil, a Audi estuda oferecer ainda o controle de cruzeiro adaptativo ACC, assistentes de farol alto, de mudança de faixa e de partida em rampa, reconhecimento de placas de trânsito, câmera de ré, sistema de áudio da marca Bang&Olufsen, freio de estacionamento elétrico, sistema de proteção a pedestres um dispositivo eleva o capô em caso de atropelamentos a velocidade entre 25 e 55 km/h.

Já a versão com carroceria de quatro portas, a Sportback, chegará ao País na segunda quinzena de junho, segundo informações da Audi divulgadas no final de maio. Ainda sem preços confirmados, a configuração será oferecida também com uma motorização de 1.4 litro TFSI de 122 cv.

Volta rápida e nenhu
Fonte: Carsale