Novo Mercedes Classe A fica mais jovem, mas ignora motores híbridos e elétricos

Mercedes apresenta a nova geração do Classe A (Foto: Divulgação)

A Mercedes fez muito mistério antes de revelar a nova geração do Classe A, mas no final das contas o hatch não inovou tanto quanto podia. As novidades deram, de fato, um bom fôlego para o modelo, mas para um carro que pretende ser muito jovem faltaram alguns itens, como uma opção com motor híbrido ou elétrico. É certo que o novo Mercedes Classe A vai ser vendido no Brasil, mas ainda não há estimativa de data e preços.

Como dissemos na última semana, o visual do hatch dá pistas de como vai ser a nova geração do CLS, já que o teaser de um é exatamente igual ao do outro. Na dianteira, a principal mudança ficou nos faróis, bem mais afilados e invocados do que antes. Além da grade e do para-choques redesenhados. O mesmo tipo de mudanças aconteceu na traseria do modelo, com lanternas com visual mais moderno. As rodas variam de 16 a 19 polegadas, dependendo da versão do Classe A.

As novidades mais marcantes estão no interior: a cabine foi completamente redesenhada para ganhar uma tela multimídia mais moderna e um quadro de instrumentos 100% digital. Essa combinação marca uma renovação e tanto para a Mercedes, que ainda ostentava mostradores mais tradicionais e uma central multimídia que não contava nem com sensibilidade ao toque (os comandos eram feitos por um seletor entre os bancos do motorista e passageiro).

Mercedes apresenta a nova geração do Classe A (Foto: Divulgação)

Como se não bastasse ostentar duas telas no painel do carro, a Mercedes ainda vai oferecer três opções de tamanhos. Na mais básica, as duas tem 7 polegadas cada. Na intermediária, uma tem 7 polegadas e outra cresce para 10,25 polegadas. Na versão para quem gosta de ostentar, as duas telas tem 10,25 polegadas. Já as saídas de ar foram redesenhadas para lembrar turbinas de avião

O sistema multimídia tem novos recursos, como inteligência artificial e comandos de voz com reconhecimento de comandos naturais. Para acionar um comando por voz, basta que um dos passageiros diga “Hey, Mercedes“. A Siri, da Apple, não curtiu isso… Mas, mesmo com tantas novidades, antigo e nada prático seletor sensível ao toque continua como uma opção de comando do sistema entre os dois passageiros dianteiros. O pacote de tecnologias também inclui funções semi-autônomas, como controle automático de velocidade, frenagem automática de emergência e assistente de mudança de faixa.

Mercedes apresenta a nova geração do Classe A (Foto: Divulgação)

Além disso, os passageiros contam com bancos que podem ser aquecidos e massagear as costas durante uma viagem longa. O carro também pode ser configurado com bancos comuns, esportivos ou uma versão ainda mais esportiva em determinadas configurações do carro. A cabine tem luzes de LED que podem ser configuradas em 64 cores diferentes – são 5 vezes mais do que o Classe A atual oferece.

Segundo a empresa, o novo Classe A oferece aos passageiros, mais espaço para os ombros e para cargas no porta-malas, além de mais visibilidade. O porta-malas cresceu 29 litros e agora comporta 370 litros, enquanto sua abertura ficou 20 cm mais larga, para facilitar a acomodação de cargas maiores.

Apesar de tanta modernidade nos equipamentos e no visual do carro, a Mercedes ignorou a onda de eletrificação e não oferece nenhuma versão do Classe A com motores híbridos ou elétricos. O Classe A 200 tem um motor 1.6 de 137 cv e 25,5 kgfm e pode ter transmissão manual de seis velocidades ou automática de 7 com dupla embreagem. O A 250 tem motor 2.0 de 227 cv e 35,7 kgfm, mas tem sempre o câmbio automático de sete marchas e dupla embreagem. Já o A 180 d, a única configuração a diesel do modelo, tem 86 cv de potência, 26,5 kgfm de torque e o mesmo câmbio automático.