Novo Smart. Ainda mais correto

Foto: divulgação
Antônio Fraga

Para responder aos apelos dos ecologistas, o modelo ganhou sistema que o torna menos poluente e também mais econômico.

Além da agilidade e do acabamento, o city car Smart aumenta ainda mais a economia de combustível e se torna politicamente correto. A marca alemã lançou no mercado europeu o Smart MHD (Micro Hybrid Drive) que passa a contar com a função start-stop, ou seja, que desliga o motor do conceituado modelo, quando ele está parado no trânsito. Para ligar de novo é só apertar o pedal do freio. Isso acontece porque um gerador acionado por correia alimenta todo o sistema elétrico e atua como motor de partida, acionando em milésimos de segundos o motor. A Smart aproveitou o novo modelo para modificar as relações do câmbio automático seqüencial de cinco velocidades. O Smart MHD é equipado com um motor de um litro que produz 72 cavalos de potência máxima. Com o novo sistema, o carrinho ficou até 13% ainda mais econômico, chegando a fazer uma média de até 24 quilômetros com um litro de gasolina.
O mecanismo também pode ser desligado através de um botão no painel.

Pesquisas realizadas pela marca em diversas capitais européias indicaram que os motoristas param a cada 1,3 quilômetro no trânsito urbano (imaginem se esse levantamento fosse feito na cidade de São Paulo. Esse número seria brincadeira de criança). Isso significa que, com o novo sistema, há uma redução de 9gkm na emissão de poluentes, passando agora para 103 gkm. Ou seja, está deixando os ambientalistas bem mais felizes. O Smart MHD é muito bem equipado e vem de série com ABS, EDB e ESP, air bags para o motorista e passageiro, ar-condicionado automático, vidros elétricos, teto solar, rodas esportivas de liga leve com 15 polegadas. O preço: 11.400 euros. Mas com mais “míseros” mil euros pode se superequipar o MHD com sensores de luzes e chuva, relógio e conta-giros.

Neste mês o pequeno, mas valente Smart, completa dez anos de produção. Com um conceito inovador, em 2 de julho de 1998 começava a produção do Smart Fortwo, numa parceria entre a Mercedes-Benz e a fabricante de relógios Swacth. Até o início deste mês, mais de 900 mil unidades foram comercializadas do carro mais compacto do mundo, em 37 países. Inclusive, por revendedores independentes, no Brasil. Cultuado no mundo inteiro, o Smart é o único veículo em produção que ainda está sendo exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York. Grande sucesso nos Estados Unidos, onde começou a ser vendido em 2008, o Smart vai ter a sua comercialização iniciada no começo do ano que vem, na China.

Segundo o chaiman da Daimler AG, Dieter Zetsche, “o Smart é um carro inteligente, que combina prazer de dirigir, com estilo de vida e economia de combustível. O modelo é uma solução inteligente e divertida de dirigir. Se nós não tivéssemos inventado isto há dez anos atrás, nós teríamos que fazê-lo agora.”

Na sua segunda geração, lançada em março de 2007, o Smart, segundo pesquisa do fabricante, é um sucesso na satisfação dos seus consumidores e a grande maioria pretende trocar por outro modelo igual no momento da revenda.

Fonte: Diário do Comércio