O avanço das franquias no segmento automotivo

A estabilidade econômica impulsionada pela valorização do real, aliada ao senso empreendedor do brasileiro e ao aumento do poder aquisitivo da população, compõe a receita do sucesso do mercado de franquias. O cenário econômico do País não atingiu ainda seu nível ideal, mas estas situações certamente são credenciais que afastam o capital especulativo e atraem os investimentos produtivos. O comentário é de Afonso Celso de Barros Santos, presidente da Avis Rent a Car e do Conselho Nacional da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. Para ele, o setor de franquias aproveitou muito bem a atual solidez da economia e se expande a margens substanciais. Segundo a Associação Brasileira de Franchising, em 2007 as franquias registraram faturamento de R$ 46 bilhões e ampliaram as receitas em torno de 15,6%, a maior expansão dos últimos sete anos. O índice fez o Brasil chegar ao expressivo número de 1.197 franquias, crescendo 18,2%. O segmento automotivo se sobressai no mercado de franquias. A locação de automóveis, cujo modelo de negócios está sustentado nas franquias, obteve faturamento de R$ 3,49 bilhões no ano passado, com uma frota de 283.562 veículos, com 1.905 locadoras atuantes no País, segundo dados da Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis. “A tendência é que o mercado cresça ainda mais nos próximos meses” – diz. Santos lembra que as locadoras são importantes clientes das montadoras de automóveis. Nos últimos anos o setor comprou cerca de 10% de todos os veículos fabricados no País. Isto confere às locadoras, consideradas grandes frotistas, condições especiais na compra dos veículos: “O repasse de tais condições aos franqueados contribui para a obtenção de margens adequadas nas operações” (22 de julho).
Fonte: Automotive Business