O futuro da Audi

Audi A1 Conceitual
Planos na marca vazam e trazem à tona segredos sobre o futuro de sua linha

Thiago Vinholes

Audi A1 conceitual em Frankfurt. Hatch dará origem a futuro modelo de entrada da Audi, que chega em 2010
Pegue o seu caderninho de anotações e prepare-se para as novidades da Audi. A marca das quatro argolas deixou escapar alguns documentos que revelam todos os seus lançamentos até 2012. A lista é vasta e vai desde o lançamento do pequeno A1 até novidades quentíssimas para o superesportivo R8. Confira:

Audi A1

Com lançamento programado para março 2010, o pequeno A1 terá a disposição os motores à gasolina 1.2 e 1.4 litro com a tecnologia TFSI, que inclui turboalimentação e injeção direta de combustível. Ainda no mesmo ano, em novembro, chegam as versões 1.6 e 2.0, ambas turbodiesel.

Audi S4

A oitava geração (B8) do sedã de alta performance chega as concessionárias da Audi na Alemanha também em março de 2010. O motor escolhido para a linha, que também inclui a versão Avant (perua), será um 3.0 litros V6 biturbo de 337 cavalos de potência. O carro ainda terá duas opções de transmissão – manual de seis marchas ou automatizada (S-Tronic) com embreagem dupla e sete velocidades.

Audi S5

O Audi S5 mal foi lançado e sua segunda geração já tem data marcada de lançamento. Em setembro de 2010, o modelo que já conta com o potente motor 4.2 litros V8, terá também a opção do 3.0 TFSI V6 biturbo, o mesmo do futuro S4. Além disso, o fabricante alemão prepara mudanças visuais e estruturais no carro, visando redução de peso e um centro de gravidade mais baixo.

Audi RS5

A versão ainda mais agressiva do A5, a RS5, chega em julho de 2010. Usará o mesmo motor 4.2 do S5, mas com um tempero extra, como melhoras no turbo e na injeção de combustível. A potência saltará de 350 cv para 456 cv. O RS5 será equipado somente com a transmissão S-Tronic de sete velocidades e dupla embreagem.

Audi A5/S5 Sportback

As versões com quatro portas da linha A5 chegam em setembro de 2010. O modelo continuará sendo oferecido com as opções de motorização à gasolina 1.8 TFSI e 3.2 FSI, além do 2.0 Turbodiesel. O S5 Sportback, por sua vez, também terá como opção o motor 3.0 TFSI V6 biturbo, que poderá ser acoplado às transmissões manual de seis marchas e S-Tronic de sete velocidades.

Audi A7 Sportback

O cupê quatro portas de grande porte da Audi, assim como sua versão conversível, chegam em junho de 2010. Junto da data de lançamento do A7, até então um mistério, os documentos da Audi também revelam que o carro terá duas opções de motorização – uma diesel e outra à gasolina –, ambas V6. Mais à frente, em novembro do mesmo ano, o carro estreará a nova transmissão automática de oito velocidades, que será acoplada exclusivamente no também inédito motor 3.0 turbodiesel.

Audi S7 Sportback

Eis o arrasa quarteirão da Audi. A versão esportiva do A7, com lançamento programado para novembro de 2010, terá além do mesmo motor dos futuros S4 e S5, o novíssimo propulsor 4.0 TFSI de 400 cv de potência. Para administrar toda essa cavalaria, o S7 Sportback também contará com o câmbio S-Tronic 7.

Audi A8

A quarta geração do luxuoso sedã A8 (D4) chega ao mercado alemão em julho de 2011. O carrão, com o visual renovado e novos equipamentos, continuará com as mesmas opções de motores V8, contudo ganhará a nova transmissão automática de oito velocidades.

Audi R8 Spyder

A própria Audi ainda não se decidiu se o R8 conversível será um carro Spyder (com capota retrátil elétrica) ou Targa (capota rígida removível manualmente), mas já sabe que o carro estará no próximo Salão de Detroit, em janeiro de 2009. As vendas, no entanto, começam somente em março de 2010. Tal como o cupê no futuro, a versão conversível terá debaixo do capô traseiro o potente motor 5.2 litros V10 de 532 cv

Fonte: Auto Esporte