O pequeno Mobi

    Carro para uso urbano, o Mobi tem projeto brasileiro e chega em seis versõesPor Jorge MeditschUm carro pequeno, econômico e ideal para transportar dois adultos com relativo conforto. A proposta do Fiat Mobi não é nova – a própria Fiat tem como parâmetro no segmento o Cinquecento. A novidade é que o Mobi seria, em tese, uma opção mais barata, voltada para as necessidades e possibilidades dos motoristas brasileiros, sobretudo os residentes em grandes cidades.O Mobi foi desenvolvido totalmente no Brasil, sobre a plataforma do Uno. Apesar disso, ele tem uma arquitetura própria, que vai do assoalho ao monobloco. Do Uno, aproveita o trem de força e componentes da suspensão, estes modificados para se adequarem ao modelo, que é mais curto e mais alto.Esteticamente, o Mobi adota linhas que lembram os SUVs. Sua dianteira é dinâmica, com faróis artificialmente alongados esticando-se pelas laterais do capô quase até a altura do para-brisa. Na traseira, o item dominante deveria ser a tampa de vidro do porta-malas – um item que a Volkswagen eliminou do up! brasileiro -, mas o que mais se destaca são as lanternas, altas e saltadas, que também invadem a lateral.O interior reflete o tamanho do carro. Na frente, o espaço é bom para dois adultos, embora os bancos tenham os assentos muito curtos, o que não é bom para grandes jornadas. A posição para dirigir é razoável, embora não haja ajuste para a posição do volante. O painel de instrumentos adota uma tela central de cristal líquido, que lhe dá um ar antiquado.Atrás, o ponto positivo é a boa abertura das portas, que facilita o acesso. Mas o espaço para pernas e a largura do banco não são convidativos para adultos. Aliás, nem existe apoio de cabeça para o passageiro
Fonte: AutoEstrada