O pesadelo da Ferrari Scuderia


O novo Gallardo LP560-4 é duas vezes melhor que o Scuderia? “Si”, diz Sant’Agata

Edward Loh, da Motor Trend/New York Syndicate

“Nós pegamos emprestada a Scuderia da Ferrari. Trocamos oficialmente com eles e eu fiquei com uma por um mês”, diz Maurizio Reggiani, diretor de pesquisa e desenvolvimento da Automobili Lamborghini, Spa. “Eu acho que o LP560-4 é duas vezes melhor que a Ferrari. É mais moderna e melhor. Estou tranqüilo”, ele continua, dando de ombros antes de abocanhar sua salada.

Duas vezes melhor que a Scuderia? Como isso é possível? Ou o Signore Reggiani enfrentou muito do calor seco de Las Vegas? Sou deixado com a dúvida até a manhã seguinte, quando chegamos à pista.

Vvvvvrrrrrrrrrrr Ngngngngngngnggg! Droga, eles fizeram de novo. O motor ruge nervoso e o LP560-4 retém-se até eu pisar no pedal direito. Eu seguro firme o volante de base reta enquanto o carro salta para frente, me jogando contra o banco, como se me punisse por acionar o limitador de rotações mais uma vez. Não é minha culpa; Eu culpo o bloco que treme e gagueja atrás de mim.

Enquanto as rotações sobem, o tom vai de um lamento mecânico para um grunhido demoníaco, mas a potência nunca deixa de fluir. O pico dos cavalos chega na marca de 8.000 rpm, mas a sensação dos rins amassados indicam que há mais por vir, não menos. Passe seu tempo olhando para a estrada à frente e não para o conta-giros, e você pode de repente – bang! – ser jogado de volta à realidade.

A realidade é que Reggiani pode estar certo. Depois de apenas uma volta ao redor da pista na Las Vegas Motor Speedway, o Lamborghini Gallardo LP560-4 dá um argumento convincente de que merece ter um nome tão afetado e alfanumérico. LP significa Longitude Posteriore, e se refere à posição do motor: é longitudinal e central, em bom português. A primeira leva de dígitos, 560, é a contagem de cavalos. O último dígito, 4, refere-se ao sistema de tração nas quatro rodas do carro.

Enquanto LP560-4 pode sucintamente descrever este mais recente e mais rápido Gallardo, é o motor que o define. Montado atrás do assento do motorista está um totalmente novo V10 5.2 litros de injeção direta, o primeiro de seu tipo em um veículo de produção em larga escala. Engenheiros da Lamborghini e da Bosh uniram-se para desenvolver a tecnologia Iniezione Diretta Stratificata, que garante que nenhum motor V10 de produção gire mais rápido. O resultado: uma linha vermelha incrível de 8.500 rpm, 560 cavalos a 8.000 rpm e 55,02 kgfm de torque a 6.500 giros.

Todos esses “cavallinis” estão destinados ao inalterado sistema de tração integral Viscous Traction por via de uma transmissão e.gear atualizada. A Lamborghini continuará oferecendo uma opção manual de seis marchas, mas com 90% dos clientes encomendando o e.gear, é compreensível porque eles gastaram tempo e dinheiro revisando-o.

A Lamborghini garante que o tempo de trocas no modo Corsa (pista) foram reduzidos em 40%. Nós não pudemos verificar isso, mas pelo percurso da pista, a sensação certamente era de estar muito mais rápido e violento. Para direção de alta-performance nas ruas ou simplesmente circular, o e.gear também tem os modos Sport e automático regular. O melhor de todos é o modo Thrust (confiança), o totalmente novo e propriamente batizado controle de largada do LP560-4.

Fonte: Auto Esporte