O primeiro híbrido da Mercedes-Benz


Marca lança S400 BlueHYBRID, modelo baseado no sedã S350

Thiago Vinholes

A Mercedes-Benz é mais novo membro do ainda restrito mundo dos fabricantes de veículos com motorização híbrida. Esta semana a marca apresentou o S400 BlueHYBRID, modelo baseado no sedã S350 que começa a ser vendido na Europa a partir de junho de 2009, e em agosto nos Estados Unidos e China.

Combinando um motor 3.5 V6 à gasolina de 279 cv e outro elétrico de 20 cv alimentado por baterias de íon/lítio que age diretamente na transmissão. O modelo, segundo o fabricante, tem consumo médio de 12,6 km/l e um nível de emissões de poluentes inferior a 190 gramas de CO2 por quilômetro percorrido. Nada mau para um sedã V6. Dados sobre desempenho ainda não foram divulgados.

A Mercedes afirma que durante arrancadas e retomadas o motor elétrico fornece a força extra, poupando o motor à combustão. Em velocidades de cruzeiro o propulsor convencional se encarrega de recarregar as baterias. O S400 ainda possui o sistema Stop/Start, que desliga e religa o carro toda vez que ele se encontra parado, como num semáforo, por exemplo. Para ligar basta pisar no acelerador novamente. A bateria ainda se beneficia na energia gerada em frenagens, que é convertida em eletricidade.

Outro destaque do veículo é o tamanho de sua bateria de lítio. No S400, uma bateria compacta de alta capacidade de armazenamento de energia é alojada no compartimento do motor. Suas dimensões lembram as de uma bateria convencional.

Quanto às diferenças visuais do S400 em relação ao modelo que lhe serviu de base, o lançamento exibe a identificação HYBRID na tampa traseira do porta-malas. Em seu interior, a diferença esta no painel de instrumento, que mostra o status da carga da bateria e o gerenciamento da energia elétrica, que pode ser aplicada na tração ou no recarregamento das pilhas.

Fonte: Auto Esporte