O Tesla do Elon Musk não foi o primeiro carro a ir pro espaço

Tesla Roadster no espaço a caminho de Marte (Foto: SpaceX)

Elon Musk conseguiu. Colocou seu Tesla Roadster 2008 a bordo do foguete Falcon Heavy e lançou pelo espaço, a caminho da órbita de Marte. Pense nisso: neste momento, tem um carro voando pelo vasto universo em direção a um lugar onde nenhum ser humano já chegou. Só que isso não é novidade.

Em 1971, a Nasa também colocou um carro em um foguete e enviou para o espaço. E mais do que isso, botou ele para rodar na lua. O Lunar Roving Vehicle, ou veículo explorador lunar, foi o primeiro meio de transporte desenvolvido e construído para ser dirigido por um humano na superfície lunar. Tá certo que ele não tinha o charme de um Tesla, especialmente pela falta de uma pintura chamativa, mas, por outro lado, ele também era conversível.

Lunar Rover Vehicle (Foto: LRV)

Com peso de apenas 210 kg, o LRV tinha 3,1 metros de comprimento com um entre-eixos de 2,3 metros. Não que o espaço fosse um problema para um veículo que já está no próprio espaço. É que ele tinha capacidade de carga de 490 kg e, apesar da gravidade drasticmaente inferior na superfície lunar, tinha função de carregar muitos equipamentos. Com uma distância do solo de apenas 36 cm, ele tinha duplo eixo de torção e suspensão com amortecedores.

Mas enquanto o Tesla Roadster 2008 consegue ir de 0 a 100 km/h em 3,9 segundos, o Lunar Rover Vehicle era lento… muuuuito lento… Cada uma das 4 rodas do LRV contava com um motor elétrico próprio de 0,25 cv de potência com capacidade de giro de 10 mil rpm. Tudo isso era alimentado por duas baterias de hidróxido de zinco-potássio de 21 amp-hr e 36 volts alimentadas por placas solares. Com esse conjunto mecânico, ele foi capaz de rodar 27,8 km ao longo de 3 horas e 2 minutos durante a missão da Apollo 15. Pode não parecer grande coisa, mas aposto que você não rodou nem mesmo 100 metros mais rápido que isso (na lua).

Lunar Rover Vehicle (Foto: LRV)

É claro que o feito de Musk tem sua importância. Além de ser um carro literal vagando pelo espaço, mostra que a capacidade de sonhar e explorar do homem não foi enterrada nos anos 70 com o fim da corrida espacial. E ainda deve inspirar muitos jovens na busca pelo espaço e por tecnologias que ajudem a vida aqui mesmo na terra.

Da mesma forma que o Roadster do Elon Musk vai ficar vagando eternamente na órbita marciana (ou, quem sabe, perdido para sempre no espaço caso o Falcon Heavy perca sua rota), o LRV foi estacionado na superfície de Hadley-Apennine em 2 de agosto de 1971 e está lá até hoje. Alguém avisa o dono da Tesla que ele não precisa mais ficar a pé, é só fazer uma escala na lua quando estiver a caminho de marte.

Lunar Rover Vehicle (Foto: LRV)