Penas de galinha podem virar biodiesel

Uma importante fonte de matéria prima para a produção de biodiesel está sendo estudada por pesquisadores da universidade americana de Nevada. Eles estão trabalhando num método para produzir óleo combustível a partir de penas de galinhas.
Os cientistas afirmam ser possível extrair gordura de um dos subprodutos gerados pelos matadouros de aves, uma ração composta principalmente de penas moídas, normalmente com a adição de sangue e vísceras não aproveitadas para consumo humano. Essa farinha é usada normalmente como ração ou como fertilizante natural.

O estudo concluiu que, em média, a ração a base de penas contém até 11% de gorduras, que podem ser extraídas fervendo o material em água. O material é transformado em biodiesel por um processo chamado transesterificação.

Pelos cálculos dos estudiosos, o volume de material produzido nos Estados Unidos possibilitaria fabricar cerca de 570 milhões de litros de biodiesel por ano. A grande vantagem do processo é utilizar um resíduo não-alimentar, ao contrário do que ocorre na fabricação de biodiesel a partir de óleos vegetais comestíveis, com o da soja.

O Brasil pode ser um dos países a se beneficiar com a pesquisa. Nosso país é um dos maiores produtores e exportadores de carne de frango em todo o mundo e há dezenas de matadouros de grande porte que poderiam se tornar fontes alternativas de combustível sem comprometer o fornecimento de alimentos.

JM

Fonte: Auto Estrada