Peugeot e Citroën podem rever planos

Da AE

A perspectiva de uma crise energética no Brasil e na Argentina poderá alterar o plano de investimento da ordem de US$ 500 milhões do grupo PSA Peugeot Citroën nos dois países, até 2010.
A informação é do diretor-geral da empresa no Brasil e Mercosul, Vincent Rambaud.
A PSA ainda não definiu qual a quantia que será destinada para cada mercado, mas a tendência é a de aumentar a cota do país que tiver mais sucesso em solucionar os problemas de falta de energia, segundo ele.
“Infelizmente o Brasil não está sozinho na crise de energia. A maneira como cada país vai administrar esse problema vai ser levado em consideração. O que falta decidir é como vai ser dividido esse investimento nos diferentes países”, afirmou Rambaud, durante a apresentação da nova sede da empresa, no bairro de Botafogo, zona sul do Rio, e lançamento da campanha institucional da PSA no Rio.
Vendas – As vendas totais das duas montadoras francesas deverão crescer 35% este ano, em relação à venda de 96 mil unidades registrada no ano passado, estimou Rambaud.
No primeiro semestre, o executivo diz que as vendas cresceram 25%. No segundo semestre, ele estima um aumento de 50% ante igual período do ano passado.
No mês passado, as duas marcas da PSA registraram recorde de vendas mensal pela quarta vez este ano, com 13.744 veículos. A marca anterior de 11.535 unidades havia sido registrada em agosto.
No dia 3 de dezembro, a fábrica de Porto Real, no sul fluminense inicia o terceiro turno, com 700 trabalhadores, totalizando 3,4 mil funcionários no Brasil.
Com isso, a PSA vai produzir 50 mil carros a mais, ante a produção atual de 100 mil unidades anuais.
A unidade industrial do grupo na Argentina também passou a adotar o terceiro turno desde o dia 1º de outubro. Lá, a produção vai passar dos atuais 120 mil automóveis para 170 mil unidades.
Cerca de 30% da produção em Porto Real atende a AL
Da AE
Segundo o diretor-geral da PSA Peugeot Citroën Vincent Rambaud, cerca de 30% da produção de veículos das marcas, em Porto Real (RJ), é exportada para a América Latina, sendo que desse percentual, 80% tem como destino a Argentina.
A fábrica produz atualmente os modelos Peugeot 206 e 206 SW (perua)Citroën C3 e Xsara Picasso, além dos motores de 1,4 litro e 1,6 litros, ambos com motores que usam álcool ou gasolina.
A campanha de mídia anunciada nesta terça-feira terá duração de 30 dias, e será válida apenas no Rio de Janeiro.
Afinidade – O grupo francês quer mostrar sua afinidade com a cidade, escolhida para ser sua sede no Mercosul.
Os anúncios circularão em revistas, jornais e outdoors, usando palavras em homenagem ao Rio estampadas na traseira de carros da marca no lugar onde normalmente estão os nomes dos carros.
O investimento na campanha não foi divulgado.

Fonte: Diário do Grande ABC