Porsche inicia compra da VW

Por Alberto Cataldi

A comissão supervisora de acionistas da Porsche decidiu permitir a compra de 50% das ações da Volkswagen. A decisão foi tomada em reunião extraordinária realizada nesta manhã. A comissão autorizou o setor administrativo da montadora a dar início ao processo de negociação para a aquisição, que inclui a avaliação de leis antitruste em todo o mundo, onde o Grupo VW possui divisões. Com a aquisição das ações, a Porsche se tornará a acionista majoritária da VW. O investimento será de quase 10 bilhões de euros (cerca de R$ 25 bilhões).

“Nosso objetivo é criar uma das mais fortes e inovadoras alianças automotivas no mundo, que será capaz de ficar à altura da crescente competitividade internacional”, declarou Wendelin Wiedeking, chefe executivo da Porsche.

A montadora já afirma que não planeja uma união das duas marcas. Após a aquisição, a Volkswagen AG se tornará uma divisão do grupo Porsche Automobil Holding, assim como a Porsche AG. Desta forma, representantes dos operários da VW assumirão cadeiras na comissão supervisora da marca, composta por 12 representantes.

“Nosso desejo de nos tornarmos acionistas majoritários da Volkswagen é uma boa notícia para os funcionários do Grupo VW e da Porsche. A decisão da comissão supervisora assegura um futuro em longo prazo para ambas as empresas”, finalizou Wendelin.

Fonte: Auto Esporte