Presidente da Nissan considera inevitável o aumento do preço dos automóveis

Da AFP

O aumento no preço de venda dos automóveis é inevitável com a alta dos custos das matérias-primas, em particular do aço, advertiu o presidente da montadora japonesa Nissan, o brasileiro Carlos Ghosn.

“Mesmo com a maior boa vontade do mundo, não resta outro remédio a não ser um aumento de preços”, afirmou Ghosn diante de 2.000 acionistas reunidos para uma assembléia geral ordinária em Yokohama.

“Não tivemos aumento de preços nos últimos 10 anos. Como conseqüência, as empresas de automóveis desenvolveram toda uma geração de dirigentes e comerciantes que consideram o aumento dos preços um pecado”, reconheceu.

“Porém, o aumento dos preços do aço é o principal desafio que nossa indústria deve enfrentar”, acrescentou o presidente da Nissan, que também dirige o grupo francês Renault.

“A vontade de elevar os preços está aí. Procederemos mercado a mercado”, advertiu Ghosn, explicando que a alta de preços da Nissan já aconteceu nos Estados Unidos, depois de uma medida similiar adotada pelo principal concorrente, General Motors, e que outras estão acontecendo na Europa.

Fonte: Diário do Grande ABC