Presidente da Nissan prevê que empresa deve fechar semestre sem lucro

da France Presse
da Folha Online

A fabricante japonesa de veículos Nissan deve encerrar o segundo semestre deste ano sem registrar lucro, disse o presidente das duas marcas, Carlos Ghosn, ao “The Wall Street Journal”.

Segundo Ghosn, o objetivo das duas empresas é manter um recursos disponíveis em caixa.

Para a Renault, Ghosn (que é presidente das duas empresas) diz que deve obter uma margem de exploração de 2,5% em 2008, já que a previsão inicial do grupo (6%) não levava em consideração a crise econômica mundial.

Carlos Ghosn afirmou ainda que apóia as reivindicações das montadoras européias, que pediram em outubro uma ajuda de 40 bilhões de euros em forma de empréstimos com juros reduzidos e benefícios para estimular os consumidores a trocar de carro. Também defendeu uma ajuda do governo do Japão às empresas do setor.

Nio mês passado, a Nissan informou o fechamento de 3.500 empregos em fábricas da Espanha, Japão e Estados Unidos. O vice-presidente do grupo, Joji Tagawa, havia afirmado à época que antes do fim do ano serão suprimidos 2.500 postos de trabalho permanentes em Barcelona e nos Estados Unidos, assim como mil empregos temporários no Japão.

A Nissan Motor teve uma queda de 40,5% no lucro líquido no primeiro semestre de 2008-2009.

Fonte: Folha Online