Presidente da Toyota confirma Prius flex e possibilidade de híbrido nacional

 

Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe recebe o troféu de Executivo do Ano 2018 (Foto: Autoesporte)

 

Sabia que já existe um híbrido movido a etanol em testes por aqui? Conversamos com Steve St. Angelo, CEO da Toyota para a América Latina e Caribe e chairman da empresa no Brasil, durante o Salão de Detroit, nos EUA, para saber quais serão os próximos passos do fabricante no país. Eleito Executivo do Ano de 2017 por Autoesporte, o norte-americano também confirmou a possibilidade de termos um modelo eletrificado nacional. Confira!

Toyota Prius (Foto: Divulgação)

 

Quando teremos o Prius feito no Brasil?

Nós somos muito orgulhosos em relação às nossas células híbridas no último ano. E, no Brasil, as vendas de híbridos, de 2016 a 2017, cresceu 800%. Então, estamos muito positivos. Ainda assim, não há volume suficiente para justificar o investimento para fazer o Prius (no país). Mas isso é algo que estamos observando e sabemos que, se o crescimento continuar, vamos querer fabricar um híbrido no Brasil. Nós queremos fabricar um híbrido no Brasil e talvez não seja o Prius, mas nós acreditamos que precisamos de um híbrido feito no Brasil. Então, fique ligado.

Corolla 2018 (Foto: Divulgação)

 

Pode ser um Corolla híbrido?

Fique ligado. Fique ligado (risos). O que posso te dizer é que já estamos testando agora, hoje, o Prius com etanol no Brasil. Está nas ruas agora. Em alguns meses, vamos analisar se realmente lançaremos ou não, mas todos os testes têm sido positivos. Então, esperamos que até o fim do primeiro semestre, nós possamos convidar alguns jornalistas para dirigir esse veículo híbrido movido a etanol.

Nós acreditamos que o Prius, movido a etanol, será o híbrido mais limpo no mundo. E nós também ajudaremos as companhias de cana-de-açúcar a continuar fazendo negócios. Isso é o que amamos nos híbridos, até mais que os veículos híbridos de hoje, especialmente no Brasil. Eles mantêm as companhias de cana-de-açúcar, os trabalhadores dos canaviais, além de não precisarem de nenhuma tomada.

Consegue imaginar se nós só fizéssemos elétricos? Quem pagará por essa infraestrutura? E, em segundo lugar, não sei quanto a você, mas se chove forte no Brasil, acaba a energia no meu apartamento e até as fábricas fecham. E se tivermos dois milhões de veículos elétricos, vai sugar muito mais energia do que temos disponível hoje. De qualquer modo, estamos felizes com os híbridos.

Toyota C-HR 1.8 HSD (Foto: Divulgação)

 

E ainda existe a possibilidade de termos o C-HR?

Nós estudamos o C-HR e anunciamos recentemente que, depois de algumas análises, não valeria a pena levar esse modelo ao Brasil neste momento. Por isso, fizemos duas coisas. Nós vamos introduzir o Yaris, porque ele poderemos realmente construir no Brasil, enquanto o C-HR seria importado da Turquia. Nós vamos criar trabalho para os brasileiros e podemos criar trabalho para os nossos fornecedores.

Nós temos uma lacuna entre o Etios e o Corolla, sendo que o Yaris encaixa muito bem nessa posição. Então, nós tomamos a decisão de levar o Yaris ao Brasil e vamos reposicionar o preço do RAV4 para torná-lo mais acessível. Então, essa foi a nossa decisão para não levar o C-HR neste momento. E, agora, o RAV4 está num melhor posicionamento de preço, com mais pessoas podendo ter acesso.