Produção industrial cresce impulsionada por veículos

REUTERS

RIO DE JANEIRO – A atividade industrial brasileira cresceu 1,8 por cento em janeiro frente a dezembro, depois de dois resultados negativos nesse tipo de comparação, com destaque para o setor automotivo.

Frente a igual período do ano passado, a produção no país se expandiu 8,5 por cento, informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira.

“A pesquisa mostra um quadro de continuidade do crescimento industrial com resultado expressivo em relação ao início do ano anterior e frente a dezembro, sendo que a taxa de 1,8 por cento levou o patamar de produção para o segundo maior nível da série histórica, superado somente por outubro de 2007”, destacou o IBGE.

Dezenove dos 27 ramos pesquisados tiveram aumento na produção.

Frente a dezembro, a atividade no setor de Veículos automotores cresceu 9,0 por cento. Também tiveram contribuição positiva para o índice geral os setores de Alimentos (alta de 3,9 por cento) e de Outros produtos químicos (5,7 por cento).

Por outro lado, a produção de Material eletrônico e equipamentos de comunicações caiu 11,3 por cento e a de Refino de petróleo e produção de álcool declinou 1,9 por cento.

Considerando as categorias de uso, houve crescimento na produção de bens de consumo duráveis (5,4 por cento), bens intermediários (1,3 por cento) e bens de consumo semi e não duráveis (1,2 por cento). Os bens de capital permaneceram estáveis pelo segundo mês, após quatro meses de taxas positivas.

Analistas consultados pela Reuters previam, pela mediana das estimativas, avanço de 2,0 por cento na relação mês a mês e de 9,0 por cento na leitura anual.

O IBGE revisou de queda de 0,6 para baixa de 0,8 por cento a produção de dezembro sobre novembro. O dado de outubro frente ao mês anterior passou de aumento de 3,3 para 3,4 por cento.

(Por Rodrigo Viga Gaier e Daniela Machado)
Fonte: Agencia Estado