Produção – Mais um recorde automotivo


O ritmo da indústria continua acelerado para atender a demanda crescente. Em fevereiro, a produção nacional de veículos alcançou 251,9 mil unidades, aumento de 23,6% na comparação com igual período do ano passado. Foi o melhor mês da história, época em que muitas fábricas pararam por conta do carnaval. A unidade da Ford, em Camaçari, BA, por exemplo, ficou parada por dez dias em fevereiro em função das festas e para compensar os dias que trabalhou no final do ano passado, ocasião em que normalmente se goza de férias coletivas.

Bom referencial para compreender o ritmo da produção é a evolução de janeiro para fevereiro, pequena redução de volume, 0,7%, enquanto as vendas na mesma comparação caíram 6,6%.

Em vinte dias de fevereiro, foram produzidas 12,6 mil unidades por dia, incremento de 17,4% sobre dezenove dias do mesmo mês de 2007. No bimestre, o ritmo de produção é de 12 mil unidades, incremento de 20% na comparação com o acumulado de janeiro e fevereiro do ano passado.

Foram fabricadas 505,6 mil unidades no primeiro bimestre, aumento de 23,6% sobre os dois primeiros meses de 2007. O crescimento já se encontra acima da meta de ampliar 8,9% a produção nacional em 2008, como projeta a Anfavea. Esse é mais um recorde para a coleção da indústria nacional.

O presidente Jackson Schneider afirma que a capacidade nominal da indústria será ampliada para 3 milhões 850 mil este ano, com investimentos em expansão de muitas montadoras (veja matéria acima). A indústria, no entanto, já trabalha acima da capacidade de 3 milhões, de acordo com o gráfico anualizado.

Fonte: Boletim Autodata