Projeção: Como poderia chegar o Volkswagen ID.1 na Europa

Projeção: Como poderia chegar o Volkswagen ID.1 na Europa

Fonte/ Auto Week e Noticias Automotivas.

O Volkswagen ID.1 já está tomando forma, pelo menos em termos de projeto para o mercado europeu. Com lançamento esperado para 2022, o subcompacto terá plataforma modular MEB com alterações para reduzir o tamanho e o peso.

Sucessor elétrico do up!, que no momento tem metade de suas vendas para a versão elétrica e-up, isso no mercado alemão, o futuro ID.1 será o substituto ideal para o hatch.

Nessa projeção do site holandês Auto Week, o VW ID.1 aparece com linhas muito próximas do ID.3, mas com carroceria menor e linhas mais arredondadas, o que pode realmente aparecer.

Seu formato de monovolume com linha de cintura alta, pode até ganhar uma versão aventureira com visual mais próximo de um crossover ou SUV compacto. Isso eliminaria a necessidade de lançar um produto específico com risco de canibalização das vendas do ID.1.

Além da VW, o ID.1 vai gerar ainda irmãos das marcas Seat e Skoda, podendo até aparecer um sucessor do Audi A2, que ampliaria a gama elétrica da marca de luxo de Ingolstadt.

Projeção: Como poderia chegar o Volkswagen ID.1 na Europa

Com preços abaixo de € 20.000, o ID.1 terá autonomia de até 300 km no ciclo WLTP e bateria de lítio com prováveis 38,3 kWh, bem como propulsor elétrico em torno de 82 cavalos.

A produção do ID.1 deve ser centrada na Alemanha e terá mercado quase que exclusivo na Europa, onde a VW precisa atender os limites de emissão de CO2 a partir de 2021.

Por conta do Covid-19, a chance do limite de 95 g/km de média ser adiado é enorme, mas isto não deve mudar o cronograma da Volkswagen.

Além do ID.1, a VW deve ainda lançar um ID.2, um equivalente do Polo para brigar diretamente com os compactos da PSA, como Peugeot e-208 e Opel Corsa-e, por exemplo.

O ID.1 deve elevar muito a produção de carros elétricos da VW, cujo volume anual de 1 milhão de carros elétricos da marca deve ser atingido em 2025.