Quando os carros foram inventados?

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Hoje em dia nós nos acostumamos com os automóveis. Para muitos, o carro faz parte integral de suas vidas e o motivo de sustento de milhões pelo planeta. Mas, a história desse meio de transporte que foi muito além do transporte de massa ou do individual, começou bem antes de qualquer homem pensar em se locomover por outros meios que não fossem a pé, a cavalo ou de navio, a vela, é claro.

Mas, ainda muito antes disso, séculos atrás, as carruagens surgiram como um meio bem próximo do que hoje é o automóvel, diferindo em muito, é claro, mas no conceito, apenas a autopropulsão é que deu ao automóvel sua característica. Não depender de um animal para mover-se livremente, foi pensando por alguns no passado, mas a ideia só ganhou impulso a partir de 1769, quando Nicolas-Joseph Cugnot inventou o veículo propulsado a vapor, que ele chamou de Cugnot Trolley. Hoje em dia existe uma réplica desse misto de trem e carroça.

A Revolução Industrial começara a ganhar força e a necessidade de se transportar cargas pesadas acima da capacidade animal era urgente. Antes deste veículo, porém, o Imperador da China ganhou um presente em forma de escala do jesuíta Ferdinand Verbiest em 1672. Era um veículo a vapor pequeno, que não podia levar sequer uma pessoa, mas demonstrou que era possível um vapor automóvel.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Era do Vapor

Nos primórdios ao automóvel, o vapor era a força que movia os estranhos, assustadores e barulhentos veículos de autopropulsão por ruas e estradas da Europa. O berço dessa revolução deveria ter sido a França, mas o projeto de Cugnot foi considerado impraticável. Por isso, a ideia tomou nova forma no Reino Unido, ainda no século XIX. A partir da virada de século, o carro a vapor começou a se proliferar pelas estradas britânicas numa velocidade incrível.

Mas fora da agora Grã-Bretanha, o carro a vapor foi evoluindo. Nos EUA, o primeiro automóvel foi um vapor de 1804, feito por Oliver Evans, que tinha capacidade de se locomover na água, sendo o primeiro carro americano. Em 1815, por exemplo, Josef Bozek, professor da Escola Politécnica de Praga, inventou um motor a vapor movido por óleo. Poucos anos depois, em 1838, surgiu no Reino Unido uma carruagem motorizada (a vapor) para quatro passageiros, sendo um precursor do ônibus, pois não era de uso particular, mas de transporte público.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Mas a evolução continuava, apesar da maioria das pessoas já estarem utilizando as locomotivas a vapor com seus inúmeros vagões. Pouco antes de uma grande revés para os carros primitivos, o belga Étienne Lenoir, inventou o automóvel com motor de combustão interna, que utilizava o gás de carvão. Porém, o veículo era tão lento que a proposta fracassou totalmente, mas a ideia não. Nessa época, já existia no Reino Unido uma pressão sobre o setor ferroviário.

Em respostas, a companhias de trens forçaram a criação da chamada Lei da Locomotiva, de 1865. Ela dizia que o veículo a vapor deveria rodar por ruas e estradas com um ajudante a pé, um homem portando uma buzina e uma bandeira, avisando da passagem do carro a vapor. Logicamente que isso contrariava o conceito do veículo e sua proposta. Diante da dificuldade em ampliar a velocidade além do passo humano nas vias públicas, a fim de que passageiros retornassem aos trens, cada vez mais velozes.

A obrigatoriedade da bandeira vermelha acabou em 1878, mas só em 1896 é que o Reino Unido permitiu que os carros circulassem livremente. Ou seja, o lobby das companhias ferroviárias era enorme e durou mais de 30 anos. Com esse freio na evolução do automóvel, o Reino Unido perdeu para a Alemanha (ou Prússia, melhor dizendo), o desenvolvimento de novas tecnologias automotoras.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

A explosão que moveu o mundo

Em 1874, o austríaco Siegfried Markus criou o motor de 4 tempos em Viena, que hoje em dia sedia o Simpósio de Motores, um evento sempre marcado por inovações tecnológicas referentes ao mundo dos propulsores. Dois anos depois, o conde alemão Nicolaus Otto, cria o motor de ciclo Otto, a base dos motores a gasolina ou flex atuais. Esse novo ciclo de 4 tempos foi usado com êxito a partir desse ano e fez com que os motores de combustão interna, que queimavam o combustível, provocando uma pequena explosão dentro da câmara, tomassem com êxito o lugar dos motores a vapor, que eram de combustão externa, enormes e pouco eficientes.

Na década seguinte, a Alemanha mergulhava definitivamente numa viagem em busca do automóvel da qual hoje praticamente faz parte de sua cultura industrial e economia. É comumente aceito que o automóvel surgiu de fato nessa década de 1880, na qual nomes como Gottlieb Daimler e Karl Benz foram imortalizados. A distância entre Stuttgart e Mannheim é atualmente de 133 km pela Autobahn e leva uma hora e meia, em média, com automóvel.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Foram estas duas cidades germânicas que viram o despertar do automóvel. Em 1885, Karl Benz inventou seu primeiro automóvel, aquele triciclo que também imortalizou a figura de sua esposa, Bertha Benz. Embora o motor originalmente fosse movido a gasolina, o Benz Patent-Motorwagen, primeiro modelo patenteado de Karl, podia ser movido por benzina ou ligroína, destilados derivadso de petróleo e muitos comuns na época, em boticários (farmácias).

Foi com base na localização destes, para reabastecimento, que Bertha Benz e seus dois filhos (Eugen e Richard) viajaram sem autorização do marido até Pforzheim, onde ela visitou seus pais. De família rica, foi a esposa que financiou a construção dos primeiros protótipos de Benz em 1885-1886, pegando o número 3 para a primeira viagem de automóvel da história.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Saiu de madrugada e chegou ao anoitecer, num percurso (hoje oficialmente histórico da República Federal da Alemanha) de 100 km, que hoje é feito em uma hora e meia por uma Autobahn. A publicidade rendeu fama e dinheiro a Karl Benz, que pôde inclusive fazer as inovações no veículo. Mas, ao mesmo tempo em que Bertha e Benz faziam fama em Mannheim, na não muito distante Stuttgart, Gottlieb Daimler e desenvolveu em 1885 a primeira motocicleta. No ano seguinte, ele inventou o primeiro automóvel de quatro rodas.

Ligado à Daimler, August Wilhelm Maybach gerenciou a Daimler-Motoren-Gesellschaft e ajudou no desenvolvimento do motor de 4 tempos da empresa e nos projetos acima e subsequentes. Ele e Daimler patentearam também o frio a disco na mesma época. Pouco tempo depois, outro alemão seria eternizado pela história ao inventar um novo tipo de motor a combustão, que utilizava o processo de ignição por compressão da mistura ar-combustível.

Rudolf Diesel patenteou em 1897 o motor de ciclo Diesel, hoje amplamente usado em veículos comerciais e em automóveis, embora já em declínio por conta das emissões de poluentes. O invento desse alemão, que morava na França, rendeu a ele uma homenagem dos fabricantes de óleo combustível, obtido na primeira fase do refino do petróleo. Assim, além de dar origem ao motor de ciclo Diesel, Rudolf também batizou o combustível que usamos até hoje.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

No Brasil

Foi nesse período glorioso da história que o automóvel surgiu e apenas cinco anos após a lendária viagem de Bertha a bordo de seu triciclo Benz, Alberto Santos Dumont trouxe da França o primeiro automóvel que rodou sobre o Brasil, um modelo Type 3 ou “Vis-a-Vis” 1891 da Peugeot.

benz-motorwagen-1 Quando os carros foram inventados?

Provavelmente outro exemplar rodou com seu irmão Henrique antes de 1900, pois o mesmo pediu isenção de imposto à prefeitura de São Paulo em 1901 e reclamou das condições das vias da cidade, mas o pedido foi negado. O célebre inventor brasileiro nunca construiu um automóvel, mas teve seu nome dado a um modelo da americana Columbus Motor Company em 1903, que custava US$ 1.800.

© Noticias Automotivas. A notícia Quando os carros foram inventados? é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.