Onix Plus: GM volta a vender o novo sedã após atualização de software

Onix Plus: GM volta a vender o novo sedã após atualização de software

A General Motors já retomou as vendas do Chevrolet Onix Plus, de acordo com o jornal O Estado de São Paulo. Após um segundo incêndio do novo sedã compacto da marca americana, ocorrido no Maranhão, a montadora interrompeu as vendas e entregas do modelo até apurar as causas do incidente.

Anteriormente, uma unidade havia pegado fogo no pátio da fábrica da GM. Depois do caso envolvendo um cliente no Nordeste, a montadora enviou uma nota aos revendedores – que você pode ler na íntegra mais abaixo – a montadora convocou um recall de 19.050 unidades, sendo que pouco mais de 2 mil estavam nos pátios da empresa e da rede Chevrolet.

Buscando acelerar o processo, a GM já teria feito a atualização de software, que corrige os parâmetros de funcionamento do motor, nessas unidades que ainda não haviam sido vendidas. O recall começa a partir do dia 18 de novembro para os compradores que já possuem o Onix Plus.

Onix Plus: GM volta a vender o novo sedã após atualização de software

A atualização de software regula os processos que controlam pressão e temperatura na câmara de combustão, que estariam em níveis anormais, provocando assim danos aos componentes internos com combustão de óleo lubrificante, motivo do incêndio no motor 1.0 Onix Plus.

Com mais de 7,4 mil já nas ruas, o Onix Plus mantém a sexta posição nas vendas parciais de novembro com 2.263 unidades. No entanto, a atualização de software é fundamental para se evitar danos nos carros, por isso, a GM recomenda que os proprietários não utilizem seus veículos até que seja feita a correção.

Onix Plus: GM volta a vender o novo sedã após atualização de software

Todas as unidades nas fábricas passaram pela atualização no domingo (10) e as que estavam nas concessionárias, a partir do dia 11 (segunda). Com isso, a montadora antecipa a correção nas unidades ainda não vendidas e prepara a atualização das que já foram vendidas.

A atualização das unidades do Onix Plus não deverá afetar o cronograma de lançamento do Onix hatch, que deve chegar até o fim do mês. Abaixo, comunicado do recall via Procon-SP:

GM comunica recall do Chevrolet Onix Plus
@proconsp notificou a GM a prestar informações sobre a campanha
O @proconsp, vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania, orienta os consumidores sobre seus direitos no que diz respeito ao recall do veículo Chevrolet Onix Plus modelo 2020 abaixo identificado. A General Motors Mercosul foi notificada a apresentar esclarecimentos, conforme determina o Código de Defesa do Consumidor, inclusive com informações claras e precisas sobre os riscos para o consumidor.
Identificação dos veículos envolvidos
Chevrolet Onix Plus modelo 2020

Número dos chassis LG100091 a LG139164

Data inicial e final de fabricação 29/4/2019 a 6/11/2019

Início do atendimento: 18 de novembro de 2019

Na última sexta-feira (8/11), o @proconsp notificou a GM a informar, além da descrição do defeito e potenciais riscos que oferece aos consumidores, quando e como foi detectado o problema; quais os procedimentos adotados para reparar o defeito; se há registros de acidente, com a respectiva informação da data e local, das vítimas, dos danos, das providências tomadas e se há processo judicial decorrente de eventual acidente.
A GM deverá ainda informar quais alternativas serão disponibilizadas aos consumidores que compraram o veículo e ainda não o receberam e se as revendas da marca Chevrolet continuam vendendo o modelo antes do reparo.
A empresa tem sete dias para responder.
No comunicado, a empresa informa que foi identificado um defeito na calibração do módulo de controle do motor dos veículos, que pode fazer com que ocorra um aumento de pressão e temperatura na câmara de combustão, causando danos no pistão. Tal condição pode levar à quebra do bloco do motor. E, caso ocorra vazamento de óleo no compartimento do motor e contato com partes quentes, há possibilidade de incêndio com risco de lesões físicas graves e fatais aos ocupantes e terceiros.
Os proprietários dos veículos envolvidos deverão agendar junto a uma concessionária da marca, a partir de 18/11, a atualização da calibração do módulo de controle do motor.
Para mais informações, a empresa disponibiliza o telefone 0800 702 4200 e o site http://www.chevrolet.com.br/servicos/recall
Para localizar a concessionária, a empresa sugere consultar o site http://www.chevrolet.com.br/localizar-concessionaria

Os consumidores que sofreram algum tipo de acidente, pela manipulação do produto, poderão solicitar, por meio do Judiciário, a reparação dos danos eventualmente sofridos.

O @proconsp mantém, desde 2002, um banco de dados com informações sobre todas as campanhas de recalls realizadas no Brasil: http://sistemas.procon.sp.gov.br/recall/.

[Fonte: Estadão]

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