Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Motoristas devem ficar atentos às novas regras de recall. A partir de hoje (1º de outubro), o documento do veículo, de porte obrigatório, passa a informar se o automóvel está com recall pendente mais de um ano após o anúncio da montadora.

A mudança é oriunda de uma portaria dos Ministérios da Justiça e Infraestrutura. Segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o recall pendente vai ser identificado no Certificado de registro e licenciamento de veículo, o CRLV. A informação estará expressa no papel quando o motorista fizer o novo licenciamento.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Outras novidades foram anunciadas. O Denatran fará a comunicação com o proprietário do veículo envolvido. O motorista será alertado com um “aviso de risco”, onde será encaminhado um e-mail, para tal, o condutor deve ter cadastro ativo no portal do Departamento Nacional de Trânsito.

A notificação de Recall também será feita através dos aplicativos: Carteira Digital de Trânsito e SNE (Sistema de Notificação Eletrônica). No SNE, o proprietário será avisado via notificação pop-up, na tela do celular.

Apesar das mudanças, as montadoras devem continuar fazendo as comunicações normalmente, uma vez que são obrigadas. Elas também precisam emitir um comprovante ao cliente identificando que o reparo foi feito.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

Se o contato digital não for suficiente, o consumidor será avisado por remessa postal (com o endereço cadastrado no Registro Nacional de Veículos Automotores – Renavam).

Segundo a portaria conjunta, se o documento em papel estiver com a informação do recall não feito e o consumidor realizar o reparo posteriormente, o aviso só será retirado no próximo licenciamento. Se desejar retirar o alerta imediatamente, o motorista terá de solicitar uma segunda via do documento. Há custo para isso.

Recall pendente já pode aparecer no documento do carro

O Ministério da Justiça informa que das 701 campanhas realizadas nos últimos cinco anos, 189 estão em níveis abaixo de 10% de reparo/atendimento. Já 103 encontram-se em níveis entre 10 e 40%.

Dos 9.504.580 veículos chamados para recall, apenas 4.584.144 atenderam ao chamado.

[Fonte: UOL]

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