Recorde de venda de carros faz cair IPVA de usados

Imposto é calculado como uma porcentagem sobre o valor do veículo.
No estado de São Paulo, o preço médio do carro usado caiu 1,48%.

As vendas de carros novos, que bateram recorde em 2007, trouxeram mais uma boa notícia para os consumidores. Em alguns estados, o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para carros usados ficou mais barato.

Isso acontece porque o imposto é calculado como uma porcentagem sobre o valor do veículo – e, com o usado em baixa, seu valor caiu.

Segundo a Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), as vendas de automóveis e comerciais leves fecharam o ano de 2007 com um aumento de 27,8% sobre 2006, com 2,34 milhões de unidades vendidas.

“Não esperávamos um crescimento desta ordem pelo que via no mercado de 2006 uma outra ótica de intensidade de crescimento. Você teve um efeito renda, teve um aumento de emprego. Isso tudo começou a acontecer ao mesmo tempo”, explica o presidente da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Jackson Schneider.

Estados

No estado de São Paulo, o preço médio do carro usado caiu 1,48%. Como o IPVA é uma fração do valor venal, o imposto também ficou menor. No Maranhão, a desvalorização do carro usado foi de 2,3%, em média. No Rio de Janeiro, 2,5%. No Ceará, 5%.

O cálculo do IPVA é feito com base no valor de revenda dos carros no mês de setembro do ano anterior à cobrança. Nos estados onde faltou carro zero nas concessionárias, as vendas e os preços dos usados acabaram subindo. E o IPVA também. Foi o que aconteceu em Goiás e Tocantins. Em Sergipe, o aumento médio do imposto chegou a 5%.

Fonte: G1 Globo Online