Reviravolta: Ford aposta no EcoBoost 2.3 para o próximo Focus ST

focus-st-projeção-1024x576 Reviravolta: Ford aposta no EcoBoost 2.3 para o próximo Focus ST

Informações vindas dos EUA falavam da introdução do motor Dragon, ou melhor, EcoBoost 1.5 de três cilindros, no Ford Focus ST 2020. Agora, surge nova informação sobre o esportivo que deverá aparecer oficialmente no Salão de Genebra de 2019. De acordo com a revista inglesa Autocar, o motor não irá reduzir o tamanho do propulsor, mas aumentar em relação ao atual.

A marca americana teria observado que o motor de três cilindros 1.5 e com dois turbocompressores, ficaria perto do limite de resistência. Ou seja, ele trabalharia forçado na maior parte do tempo. O objetivo era entregar 275 cavalos para peitar Peugeot 308 GTi S e Renault Mégane RS. Estes, no entanto, usam motores 1.6 THP e 1.8 TCe, maiores e de quatro cilindros numa comparação com o EcoBoost 1.5 de nova geração, usado atualmente no Fiesta ST 2019.

Para satisfazer os puristas, a Ford decidiu-se pelo maior EcoBoost 2.3 e com direito à transmissão manual de seis marchas, sem qualquer opção de câmbio de dupla embreagem Powershift ou automática com conversor. Mas, nada de algo em torno de 280 cavalos. Nesse aspecto, a empresa parece não ter embarcado numa corrida por potência, limitando o 2.3 a 250 cavalos. Ele, no entanto, usará diversos componentes da versão de 350 cavalos usada no Focus RS atual. Na série especial Red Edition, o hot hatch atinge até 375 cavalos nesse propulsor.

focus-st-projeção-1024x576 Reviravolta: Ford aposta no EcoBoost 2.3 para o próximo Focus ST

Joe Bakaj, vice-presidente de desenvolvimento de produtos da Ford Europa, disse que o Focus ST 2020 terá “aquela sensação divertida de dirigir”. Com muito mais torque em baixas rotações, o EcoBoost 2.3 de 250 cavalos pode até ser mais pesado que o atual 2.0 EcoBoost, mas o hatchback perdeu em média 88 kg nesta nova geração. Mas, o esportivo deve acrescentar mais peso, podendo ficar na casa de 1.437 kg. Além disso, a estrutura está 20% mais rígida, enquanto a suspensão melhorou em torno de 50% com uso de materiais mais leves e resistentes.

Já em relação ao próximo Ford Focus RS 2020, a marca americana parece ter mantido a programação em torno do motor EcoBoost 2.0 hibridizado. Nesse caso, fala-se em um sistema elétrico de 48 volts e um propulsor adicional, que elevaria a potência para além de 400 cavalos, suficientes para competir com Audi RS3 e Mercedes-AMG A45 (ou A53). Nesse caso, o câmbio obrigatoriamente terá de ser de dupla embreagem com seis velocidades e a tração será nas quatro rodas.

No caso do EcoBoost 1.5 de três cilindros, sem essa proposta esportiva, provavelmente seu uso como alternativa aos motores V6 3.5 ou 3.7 não deve ser concretizado, podendo no máximo ser uma opção viável ao 2.0 EcoBoost atual.

[Fonte: Autocar]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Reviravolta: Ford aposta no EcoBoost 2.3 para o próximo Focus ST é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.