Rio de Janeiro tenta atrair projeto da Hyundai

Valor Econômico | | 13/6/2008

Uma delegação de executivos da sul-coreana Hyundai deve vir ao Brasil daqui a duas semanas para retomar os estudos para instalação de uma fábrica própria no país. Atualmente, a empresa, um dos maiores fabricantes de veículos do mundo, tem no Brasil apenas uma licenciada, o grupo CAOA, que tem uma fábrica em Anápolis (GO), autorizada a montar alguns dos seus modelos e importar os demais. O governo do Rio pretende entrar na disputa pelo novo empreendimento.

O maior problema para a instalação de uma fábrica da Hyundai no Brasil é uma dívida de aproximadamente R$ 1,6 bilhão com o governo federal, herdada pelos coreanos em decorrência de impostos e encargos gerados na época do regime automotivo brasileiro na década de 90.

No final dos anos 90, a já extinta Asia Motors, outra montadora sul-coreana, utilizou o regime automotivo para ter liberadas cotas de importações com vantagens fiscais por um determinado período. Em troca, se comprometeu a instalar uma fábrica no país. A empresa chegou a colocar a pedra fundamental do empreendimento em Camaçari (BA), exatamente no terreno que hoje é ocupado pela Ford. Mas não cumpriu o acordo. A Asia Motors pertencia ao grupo Kia, que foi adquirido pela Hyundai.

Segundo o Valor apurou, o governo do Rio está trabalhando intensamente para obter do governo federal uma solução negociada para o débito da montadora. Até agora, a decisão federal é de só autorizar a fábrica contra o pagamento da dívida. As boas relações entre o governador fluminense, Sérgio Cabral Filho (PMDB), e o presidente Lula seriam a chave para abrir as portas para um acordo. A contrapartida seria a fixação da montadora no Rio de Janeiro.

O Estado do Rio já conta com dois fabricantes de veículos. A Volkswagen tem uma fábrica de caminhões e ônibus em Resende. Muito próximo da Volks, no município de Porto Real, está instalada uma unidade do grupo francês PSA Peugeot Citroën, que produz automóveis e motores.

Fonte: Webtranspo