Saiba como cuidar dos pneus do seu carro de forma simples

 Da Redação com informações do CESVI BrasilO desgaste dos pneus não acontecem apenas por causas naturais. Rodar em vias com buracos, realizar frenagens repentinas e acelerações bruscas também diminuem a vida útil desse quarteto.Poupar os pneus do mau uso, além de evitar gastos desnecessários, também contribui para aumentar a segurança de quem vai a bordo. Pensando nisso, o superintendente técnico do CESVI BRASIL Centro de Experimentação e Segurança Viária, Emerson Feliciano, dá dicas e explica as boas práticas para manter os pneus em dia e as despesas indesejadas bem longe do bolso do motorista. Confira abaixo.Dirigir com pneus carecas é um risco claro para a segurança do condutor e dos passageiros de um veículo. “Pneus carecas ficam sem ranhuras, ou seja perdem a capacidade de aderência ao solo, especialmente em pistas molhadas, como em dias chuvosos, o que aumenta os espaços de frenagem e, consequentemente, o risco de acidentes”, comenta Emerson.Outras três dicas podem ajudar os motoristas no dia a dia a prolongarem a vida dos pneus. “A calibragem correta é essencial para não gastá-los. Para não se esquecer de fazê-la, a dica é aproveitar a ida ao posto de gasolina e, logo após abastecer o carro, calibrar todos os pneus, incluindo o estepe. O manual do proprietário ou as etiquetas dispostas na carroceria do veículo, geralmente fixadas na tampa do bocal do tanque de combustível ou na porta do motorista, indicam qual calibragem adotar”.A segunda dica, segundo o executivo, é sobre o monitoramento do desgaste dos pneus. “É bom o proprietário verificar eventualmente o limite de profundidade do sulco dos pneus, que não deve ser menor do que 1,6 milímetro. A marca de desgaste é mostrada por um pequeno ressalto no sulco, indicado pela sigla TWI escrita na lateral da banda de rodagem”, afirma.A última dica reforça os benefícios de fazer o rodízio de pneus de tempos em tempos. “Trocar eventualmente os pneus da frente com os de trás – ou somente o da frente pelo de trás, no caso das motos – é uma prática preventiva e sem dúvidas faz com que eles durem mais. E, claro, quanto maior a durabilidade, mais tarde o proprietário terá que desembolsar dinheiro com a troca definitiva. Além disso, com o rodízio o desgaste acaba sendo mais distribuído entre todos os pneus, de forma mais equalizada”, finaliza.Mas antes de trocá-los, o condutor deve observar as especificações do fabricante, que recomenda o tipo e tamanho de pneu para cada veículo, garantindo os padrões originais de fábrica.
Fonte: UOL Carros / Carsale