São Paulo pode travar em quatro anos, diz estudo

da Redação

Daqui a quatro anos, o trânsito de São Paulo pode simplesmente travar. É que nesse prazo os congestionamentos na capital paulista podem se tornar tão longos que eles deverão se interligar, paralisando tudo. A previsão é de estudo da Fundação Dom Cabral, que analisou, além de São Paulo, o trânsito de outras três capitais – Rio, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A pesquisa reforça levantamento do mesmo grupo realizado há um ano, que previu o colapso nas ruas paulistanas em cinco anos. O retrato catastrófico do trânsito foi detectado também nas outras cidades. No Rio a previsão caiu de dez para nove anos. Nas outras duas capitais, de 15 para 12 anos.

O estudo detectou que, há quatro anos, a cada minuto se formava uma fila de cem metros de veículos parados nessas cidades. Hoje, no mesmo tempo, a fila é 50% maior: 150 metros. Os pesquisadores também constataram que aumentou o número de carros com apenas um ocupante. O recorde de vendas de automóveis reforça as perspectivas ruins para o trânsito das grandes cidades brasileiras.

De acordo com o levantamento, em cada quilômetro de engarrafamento há aproximadamente 750 veículos. Com base na renda média do brasileiro, os pesquisadores da Dom Cabral concluíram que os congestionamentos provocam perdas anuais de R$ 4 bilhões.

A manhã desta sexta (15) registra um dos maiores congestionamentos do ano para o horário, com 141 quilômetros de lentidão às 9h25, sendo que a região mais paralisada é a sul, com 53 quilômetros (ou 37%). Os dados são da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

Fonte: Interpress Motor