Seat planeja abrir planta na América do Sul

SÃO PAULO – A montadora Seat, marca espanhola do grupo Volkswagen, planeja produzir automóveis na América do Sul, afirma o diretor-executivo Erich Schmitt.

Schmitt considerou que não teria muito sentido transportar os automóveis, já que seria afetados pela baixa cotação do dólar. O executivo se mostrou satisfeito com os números de 2007 e disse que a Seat conseguiu um pequeno resultado positivo no ano.

A Seat teve uma perda líquida de ? 50 milhões (US$ 73 milhões) em 2006. A montadora espanhola vendeu 445 mil veículos em 2007.

A Seat tem uma forte presença no sul da Europa e deve crescer em todo o mundo, a fim de cumprir os ambiciosos planos do presidente mundial da Volkswagen, Martin Winterkorn, que projeta vender 800 mil unidades em 2018.

Até 2012, Schmitt quer lançar entre 13 e 15 novos modelos de automóveis no mercado, sendo oito deles em segmentos onde a Seat não esteve presente até agora.

A Seat tem grandes expectativas em um novo compacto esportivo familiar, que começará a fabricar no segundo semestre deste ano e já estará disponível em 2009.

O preço do novo carro ficará na faixa de preço dos modelos das montadoras francesas Citroën (C2), Peugeot (206) e Renault (Clio). A Seat tem atualmente seis modelos, entre eles o Ibiza e o Alhambra.

Fonte: Webtranspo