Para tanto o sindicato terá de modificar os contratos fechados no ano passado com Chrysler, Ford e General Motors ajudando na redução dos custos das companhias e assim convencer o Congresso de que os empréstimos federais dariam condições às empresas sobreviverem. A modificação exigirá que o sindicato monte comitês para negociar com as companhias e os metalúrgicos.
“Estamos dispostos a abrir concessões”, comentou Ron Gettelfinger, presidente do UAW durante reunião com as lideranças da entidade. Segundo ele os dirigentes sindicais aceitariam suspender o programa de banco de vagas e o atraso no pagamento da assistência médica. Entretanto, advertiu que as mudanças ainda dependem de negociações e do voto dos sindicalistas.
As negociações das indústrias automotivas e do sindicato ajudariam a deixar as estruturas de custos mais alinhadas com as das fabricantes estrangeiras instaladas no país. O principal componente no esforço das companhias em reduzir as obrigações trabalhistas é retornar a pagar os benefícios para os aposentados somente a partir de 2010.
(Redação AutoData)
Fonte: Boletim Autodata