Skoda comemora 20 anos sob comando da VW


da Redação

A Skoda comemora esta semana vinte anos da união com a alemã Volkswagen. A aquisição da marca tcheca é considerada um dos melhores negócios da recente história da indústria automobilística moderna. A data foi celebrada em um evento na sede da marca, na República Tcheca.

Para o presidente do Grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, “há vinte anos, quase ninguém pensava que alemães e tchecos poderiam trabalhar juntos tão bem”. Ainda segundo ele, o país se mostrou capaz de construir bons carros e a Volkswagen investiu sabendo do potencial da marca.

A situação da Skoda é das melhores dentro do conglomerado. A marca atingiu a cifra de 762 mil carros fabricados em 2010, pela primeira vez passou das 750 mil unidades montadas. Em 1991, quando a Volks adquiriu a marca, apenas 191 mil Skodas foram produzidos.

A marca também tem planos de longo prazo de chegar ao 1,5 milhão de carros, com a inauguração de fábricas na Índia e China, aumentando consideravelmente a produção e vendas globais.

Entretanto, segundo o presidente da Skoda, Winfried Vahland, a República Tcheca ainda é o maior foco da marca. O maior contingente da força de trabalho da Skoda é daquele país e a marca precisa retribuir o empenho de seus funcionários, evidenciado pela presença no evento de comemoração na principal fábrica da marca, nos arredores de Praga, capital do país.

Recentemente, a Skoda tem se marcado por oferecer praticamente os mesmos produtos da Volkswagen, a um preço muito mais competitivo, ainda que sem perder a qualidade e o refinamento mecânico que os rivais alemães.

Fonte: UOL Carros