Sobram elogios ao novo Audi A5


Marcelo Monegato
Enviado a Indaiatuba

Estilo, conforto, potência e tecnologia são ingredientes que transformam qualquer carro em uma máquina interessante. Caso essa máquina carregue o DNA da Audi, ela pula de patamar. Deixa de ser interessante e passa a ser classificada como um objeto de desejo. Neste perfil se encaixa o novo cupê A5, que chega ao Brasil com preço sugerido de R$ 254,5 mil.

O Diário, a convite da Audi, realizou um rápido test drive no possante produzido em Ingolstadt, na Alemanha, pelas estradas da região de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Logo na primeira troca de olhares com o A5, foi impossível não proferir elogios. Muito semelhante ao A4 – ambos são fabricados sob a mesma plataforma -, o cupê de duas portas é mais robusto e transmite maior esportividade. Grande parte disso pelo perfil mais baixo, pelo eixo dianteiro avançado, pelas rodas de 19 polegadas, pelos faróis em leds (seguindo a nova identidade da marca) e pela interação entre a coluna C e a traseira.

Internamente, o motorista parece vestir o A5. Os ocupantes da frente têm bastante conforto. Já os dois de trás, dependendo de suas medidas, podem sofrer um pouco.

Destaque para a elevada qualidade do acabamento interno, do design do painel, da acessibilidade dos comandos e da posição ao dirigir – mais próxima ao solo, remetendo a um esportivo puro-sangue.

Devidamente acomodado, chegou a hora de se divertir acelerando os 269 cv de potência e torque de 33,7 mkgf entregues pelo motor V6 3.2 FSI. Com toda essa saúde, o Audi acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos e chega á velocidade máxima de 250 km/h (limitada eletronicamente).

A condução fica ainda mais agradável graças à transmissão automática Multitronic de oito velocidades, que permite troca manual pela alavanca ou pelas borboletas (palhetas) localizadas atrás do volante.

Com todas essas características, pisar fundo no pedal da direita é uma tentação difícil de resistir. Incrível como o A5 ganha velocidade de forma segura e estável. As retomadas, visando uma ultrapassagem por exemplo, também são imediatas. Destaque para o baixo nível de ruído interno.

TECNOLOGIA

Outro grande atributo do novo Audi A5 é a tecnologia que o modelo entrega. A grande novidade é o Adaptive Cruise Control, um sistema que, acionado pelo motorista, controla a velocidade do carro e a distância para o veículo que trafega à frente.

Caso um veículo entre na faixa do A5 em uma velocidade inferior, automaticamente o sistema reduz a velocidade – sem qualquer interferência do motorista – e mantém a distância pré-determinada, passando a trafegar na mesma velocidade do carro à frente. Assim que o veículo sai, o Audi volta à velocidade anterior, estabelecida pelo condutor.

Fonte: Diário do Grande ABC