GM quer Rivian para ter picape elétrica, mas Amazon está no páreo

GM quer Rivian para ter picape elétrica, mas Amazon está no páreo

O mundo quer o carro elétrico. Pelo menos é isso que a maioria dos fabricantes de veículos estão imaginando. Do começo em pequenos carros pequenos para dois ou quatro ocupantes, agora já se fala seriamente em picapes elétricas. Não as de tamanho médio, mas as full size. A Ford foi a primeira a jogar a toalha e reconhecer que existe potencial no mercado americano.

Antes disso, porém, a General Motors havia dado de ombros para picapes energizadas e autônomas. Mas, depois da declaração da rival, a gigante de Detroit voltou atrás e já considera um modelo 100% elétrico. Como parte da estratégia futura da empresa, o carro elétrico está na pauta do dia e uma picape apenas completaria o portfólio com emissão zero.

GM quer Rivian para ter picape elétrica, mas Amazon está no páreo

A Rivian, uma startup americana, chamou a atenção da indústria automotiva dos EUA ao exibir os conceitos de sua futura picape grande (R1T) e do SUV (R1S), ambos totalmente elétricos e versáteis, contando com arquitetura modular para aproveitamento de espaço. De acordo com a Reuters, a GM está interessada em adquirir parte da Rivian.

Ao ser questionada, a montadora não confirmou e nem negou o fato, chegando mesmo a elogiar a Rivian em sua contribuição para a redução das emissões e avanço no desenvolvimento de carros elétricos. Mas, acontece que a GM tem uma concorrente e não é fabricante de veículos, a Amazon.

GM quer Rivian para ter picape elétrica, mas Amazon está no páreo

A companhia de Jeff Bezos também está de olho na Rivian, mas ainda não se sabe qual sua intenção no mercado automotivo. Provavelmente, a gigante do comércio online estaria de olho numa logística envolvendo a tecnologia da startup. Do lado desta, quando anunciou seus conceitos, a Rivian revelou que tem planos para compartilhar a plataforma elétrica com outros fabricantes.

Isso também deve ter atraído a atenção da GM, que assim evitaria um investimento direto na modificação das picapes GMC Sierra e Chevrolet Silverado, ao contrário da Ford, que deverá modificar sua F-150. Pelo menos o powertrain elétrico da R1T da Rivian, com no máximo 764 cavalos e mais de 179 kgfm parece mais do que suficiente para qualquer modelo tradicional.

[Fonte: Reuters]

© Noticias Automotivas. A notícia GM quer Rivian para ter picape elétrica, mas Amazon está no páreo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.