Hyundai e russa Yandex já iniciam testes do Novo Sonata 2020 autônomo

Hyundai e russa Yandex já iniciam testes do Novo Sonata 2020 autônomo

A Hyundai tem pressa em entrar no mercado de carros autônomos. A marca sul-coreana se uniu à russa Yandex para desenvolver a tecnologia e parece que a coisa está andando bem rápido. Poucos meses depois de fechado o negócio, a companhia de tecnologia escolheu o Novo Sonata 2020 como plataforma para testes.

A nova geração do sedã asiático já está rodando com os equipamentos de condução autônoma, que no caso do Novo Sonata 2020, terá Níveis 4 e 5. A ideia é ter uma frota de 100 veículos para avaliações em áreas fechadas. No entanto, a Yandex está planejando para os próximos meses, iniciar os testes no mundo real, começando pelas ruas de Moscou.

Hyundai e russa Yandex já iniciam testes do Novo Sonata 2020 autônomo

A empresa até mesmo divulgou um vídeo para mostrar em que pé está o desenvolvimento da tecnologia, que permitirá aos carros da Hyundai uma direção automática em que o motorista poderá apenas assistir o carro dirigindo sozinho em todas as etapas do trajeto, seja urbano e rodoviário, podendo intervir se necessário.

Este é o Nível 4 de automação, pois, no Nível 5, os carros andarão completamente independentes do ser humano, podendo ser chamados em determinados locais ou ficar circulando em caso de compartilhamento, eliminando de fato volante e pedais.

Hyundai e russa Yandex já iniciam testes do Novo Sonata 2020 autônomo

Por ora, o Novo Sonata 2020 da Yandex simula a condução em estrada e especialmente no trânsito urbano, utilizando-se outros carros para reproduzir esse ambiente, seja de dia ou noite, assim como sob diversas condições climáticas. A empresa russa trabalha com a divisão Mobis da Hyundai e já está sendo chamada de “Google da Rússia”.

A Yandex vem trabalhando com outras marcas para desenvolver sua tecnologia de condução autônoma, a exemplo da Waymo, que pertence aos controladores do Google. A Hyundai ainda não deu um prazo para introdução da tecnologia em nível comercial, mas o ano de 2020 foi escolhido pelos fabricantes de automóveis como ponto de partida para isso.

[Fonte: Carscoops]

 

© Noticias Automotivas. A notícia Hyundai e russa Yandex já iniciam testes do Novo Sonata 2020 autônomo é um conteúdo original do site Notícias Automotivas.