Kia mostra recurso que cria zona de sons individuais no veículo

Sistema de Sons Separados por Zona (Foto: divulgação/Kia)

 

A velha disputa pela estação de rádio sintonizada a bordo ou pelo estilo de música a ser tocada no carro pode estar com os dias contados. A Kia apresentou a tecnologia “Separated Sound Zone” (Sons Separados por Zona, em uma tradução livre), que permite que cada passageiro do veículo acesse conteúdos de áudio independentes (músicas, rádio ou até chamadas telefônicas), de forma independente.

A tecnologia SSZ está em desenvolvimento desde 2014 e, segundo a Kia, pode chegar aos primeiros veículos em até dois anos. Seu funcionamento é baseado na criação e controle de campos acústicos dentro do carro, em que diversos alto-falantes instalados no veículo reduzem ou aumentam os níveis de áudio das ondas sonoras, impedindo a sobreposição de sons ouvidos em cada assento, criando o mesmo efeito que os atuais sistemas de cancelamento de ruído, mas sem a necessidade de fones de ouvido.

O sistema não impede a conversação entre os passageiros, já que o controle acústico acontece apenas sobre o áudio emitido pelos alto-falantes. Além disso, o SSZ pode anular certos sons para os passageiros, como avisos do sistema de navegação ou alertas de condução do veículo, mantendo-os ativos apenas para o motorista.

A Kia já imagina a nova tecnologia como um importante recurso para a era dos veículos autônomos. “Os clientes vão exigir opções de entretenimento cada vez mais personalizáveis ​​dentro de seus veículos”, diz Kang-duck Ih, pesquisador do Laboratório de Pesquisa NVH da Kia.