Tecnologia com 25 anos vai eliminar solavancos no novo Ford Focus

                                             THF preenche “buraco” entre as marchas

A nova versão do Ford Focus, que será lançada mundialmente no ano que vem, trará uma novidade tecnológica destinada a evitar os solavancos nas trocas de marchas comuns às transmissões automatizadas. Embora só vá chegar ao mercado agora, a tecnologia, chamada pela empresa de Torque Hole Filling (THF), foi criada e patenteada há cerca de 25 anos.
O THF será adotado nos carros equipados com transmissão automatizada com dupla embreagem, sistema que, embora já bastante aperfeiçoado, não tem funcionamento tão suave como os câmbios automáticos tradicionais, com conversor de torque. Basicamente, enquanto a troca de marchas está acontecendo – momento em que o carro fica “solto”, com as rodas desligadas do motor-, o THF adiciona uma dose de força à linha de transmissão, tornando imperceptível a operação.

A tecnologia foi patenteada pela Ford em meados da década de 1980, mas sua aplicação prática era impossível na época. Para chegar ao mercado, foi preciso anos de aperfeiçoamento de tecnologias paralelas, como o controle eletrônico do acelerador e computadores suficientemente poderosos e compactos, capazes de gerenciar o sistema.

JM

Fonte: Auto Estrada