Teste: Etios XLS 1.5 AT

Por João Brigato // Fotos: Bruno GuerreiroModelo se redime, arruma alguns de seus defeitos e embarca na onda dos compactos com câmbio automáticoO Toyota Etios já está no Brasil há quatro anos. Pode parecer pouco, mas passou da hora do compacto ganhar seu primeiro facelift. Enquanto a aguardada renovação não chega, a Toyota decide investir o dinheiro onde é necessário – e até onde não era. As criticas do público e da mídia sempre recaíram sobre o estilo do carro e também sobre o péssimo painel central. Ao menos uma delas foi resolvida.O maior argumento de vendas do modelo é o custo-benefício e a fama construída pelo irmão Corolla. Isso continua, apesar do aumento médio de R$ 2 mil no preço final do Etios por causa dos equipamentos. Além do novo painel, ele ganhou Isofix, terceiro encosto de cabeça, cinto de três pontos para o terceiro passageiro e piloto automático a partir da versão XS como itens de série. Novo isolamento acústico nas caixas de rodas, barras de proteção lateral, vidros mais grossos e alterações nas aletas aerodinâmicas são as mudanças visualmente imperceptíveis.O painel de instrumentos central merece capítulo à parte. A Toyota consegue se redimir desta vez ao por regalias no quadro, como computador de bordo com diversas funções, incluindo custo por quilômetro calculado em real. Os comandos das duas telas TFT são feitos por meio de botões ao lado direito do volante. Agora, não adianta reclamar que não sabe a velocidade do Etios, pois a visualização do painel está bem melhor.
Fonte: CarDriver