Teste: Range Rover Sport ganha mais tecnologia para não ficar desatualizado diante do novo Velar

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

Criada para identificar o modelo topo de linha da Land Rover em 1970, a Range Rover cresceu e gerou vários modelos menores do que o original. O primeiro deles foi o Sport, lançado em 2005 como uma alternativa mais esportiva ao Vogue. Para chamar a atenção mesmo com a chegada do Velar, o Sport foi reestilizado e ganhou alguns elementos que estrearam no primo mais novo.

Os novos faróis, com desenho mais afilado, seguem o estilo apresentado no Velar. As luzes são totalmente de LED, mais eficientes e bonitas. O para-choque foi redesenhado, assim como a grade. Atrás, as lanternas têm nova disposição de leds. As saídas de escapamento variam de formato conforme a motorização.

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

Por dentro, o Velar também serviu como inspiração. Para o motorista, agora há o quadro de instrumentos digital de 12,3 polegadas personalizável, além do novo volante multifunção com comandos sensível ao toque – para aumentar o volume do rádio, por exemplo, basta deslizar o dedo sobre o botão. 

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

Já para os demais ocupantes, o destaque vai para a nova central Touch Pro Duo, com duas telas sensíveis ao toque de dez polegadas. No monitor superior é possível comandar o navegador, enquanto na inferior se ajustam o ar-condicionado de duas zonas ou o Terrain Response, por exemplo. Para ficar completo, só falta a central ser compatível com sistemas Android Auto, Apple CarPlay e Mirror Link. 

 

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

Em compensação, quem viaja a bordo do Range Rover Sport não corre o risco de ficar sem energia para os seus gadgets. O carro oferece até 14 pontos – incluindo uma tomada do tipo doméstica – para recarregar celulares, notebooks ou outros dispositivos. Outra atração é a cortina do teto panorâmico (com abertura elétrica opcional) que pode ser acionada por gesto, bastando um aceno com a mão para abrir ou fechar. O sistema de áudio Meridian com 14 alto-falantes garante a trilha sonora com alta qualidade em qualquer viagem.

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

Sob o capô, o novo Sport conta com duas opções de motorização: o V6 turbodiesel de 3.0 litros, capaz de gerar 306 cv e 71,3 kgfm (disponível para as versões SE e HSE) e o V8 5.0 Supercharged a gasolina, com impressionantes 575 cv e 71,3 kgfm, exclusivo para o SVR. Ambos trabalham com o câmbio automático de oito marchas e a tração é integral, como o já conhecido sistema Terrain Response, que ajusta o veículo (suspensão, motor e câmbio) de acordo com as condições do piso.

Impressões ao volante


Avaliamos a versão SE (de “entrada”), de R$ 440.211, que impressionou pelo silêncio a bordo. A dirigibilidade também é fácil, mesmo se tratando de um SUV com 4,87 metros de comprimento e 2,22 m de largura. O volante proporciona respostas precisas e tem “peso” correto em manobras e altas velocidades.

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 


Como antes, o V6 turbodiesel e câmbio de oito marchas é capaz de incutir pressa no SUV de 2.178 kg. O Range Rover precisou de apenas 7,5 segundos para ir de zero a 100 km/h. E o melhor é que esse desempenho não se reflete no consumo. O jipão marcou 9,6 km/l na cidade e 13,2 km/l na estrada.

Já sobre os sistemas de assistência ao condutor, o modelo contava apenas com o alerta de saída de faixa. Estacionamento autônomo, controle de cruzeiro adapatativo e sensor de ponto cego, por exemplo, são opcionais.

Resumindo, o renovado Sport continua sendo uma opção interessante para quem deseja Range Rover mais esportivo e imponente, mas também capaz de enfrentar obstáculos. Mas faltam-lhe, ainda, alguns recursos de conectividade (espelhamento de celular, por exemplo) e de tecnologia como itens de série. Afinal, quem pode investir mais de R$ 400 mil em um automóvel merece.

Range Rover Sport 2019 (Foto: Divulgação)

 

 

Teste de pista

Aceleração
0 – 100 km/h: 7,5 s
0 – 400 m: 15,4 s
0 – 1.000 m: 28,4 s
Vel. a 1.000 m: 184,4 km/h
Vel. real a 100 km/h: 96 km/h

Retomada
40-80 km/h (Drive): 3,6 s
60-100 km/h (D): 4,3 s
80-120 km/h (D): 5,3 s

Frenagem
100 – 0 km/h: 43,7 m
80 – 0 km/h: 28,1 m
60 – 0 km/h: 16,6 m

Consumo
Urbano: 9,6 km/l
Rodoviário: 13,2 km/l
Média: 11,4 km/l
Aut. em estrada: 1135,2 km

Ficha técnica

motor
Dianteiro, longitudinal, V6, 3.0, 24V, comando duplo, turbo, injeção direta de diesel

Potência
306 cv a 4.000 rpm

Torque
71,3 kgfm a 1.500 rpm

Câmbio
Automático de 8 marchas, tração integral

direção
Elétrica

suspensão
Indep. braços duplos sobrepostos (diant.) e multilink (tras.)

Freios
Discos ventilados (diant. e tras.)

pneus
275/40 R20

Dimensões
Compr.: 4,87 m
Largura: 2,22 m
Altura: 1,80 m
Entre-eixos: 2,92 m

Tanque
86 litros

Porta-malas
780 litros (fabricante)

Peso
2.178 kg

central multimídia
10 pol., sensível ao toque

GARANTIA
3 anos